CAMPUS MARICÁ

Retorno Gradual

Alunos do IFF Maricá devem enviar comprovante de vacinação para retomada das aulas presenciais

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 05/01/2022 13h37, última modificação 07/01/2022 20h12
Atividades Pedagógicas serão retomadas no campus, de forma gradual e segura, a partir da próxima segunda-feira, dia 10, para finalização do Ano Letivo de 2021 dos Cursos Técnicos.

Os estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá, regularmente matriculados no Ano Letivo de 2021, deverão enviar seus comprovantes de vacinação contra a Covid-19 preferencialmente até este domingo, dia 9 de janeiro, para o retorno às Atividades Pedagógicas Presenciais (APP). A retomada das aulas no campus acontecerá a partir de 10 de janeiro, para finalização do ano letivo.

ATUALIZAÇÃO: Em 7 de janeiro, a Direção do IFF Maricá adiou a retomada das atividades presenciais para 17 de janeiro, em decorrência da piora nos índices da pandemia. Saiba mais AQUI.

Os comprovantes já estão sendo recebidos pelo e-mail vacina.marica@iff.edu.br. Pode ser enviada alguma das seguintes opções:
  • a imagem do cartão físico de vacinação fornecido no posto onde a pessoa foi vacinada;
  • o certificado nacional de vacinação de Covid-19, disponível no aplicativo ou na versão web do Conecte SUS Cidadão;
  • eventuais documentos comprobatórios de vacinação que venham a ser instituídos pela autoridade pública competente; ou
  • laudo que ateste restrição médica à vacinação contra a Covid-19 e que está apto à participação nas atividades presenciais.

Também é necessário informar, no corpo do e-mail, nome completo, turma e número de matrícula do estudante. Os comprovantes serão guardados pelo Registro Acadêmico.

O retorno às Atividades Presenciais Não Adaptáveis ao Modelo Remoto no IFF obedece o Plano de Contingência Local e as resoluções nº 54/2021 e nº 58/2021, que estabelecem as normas e orientações do Instituto para o retorno gradual e seguro. Sendo assim, para o acesso às atividades presenciais é obrigatória a apresentação prévia pelos estudantes de documento constando o esquema vacinal completo ou parcial, conforme calendário de vacinação local, contra a Covid-19.

Cronograma de início das aulas

Atualmente, o IFF Maricá encontra-se na Fase 2 do plano de retorno, em que parte das aulas é ministrada presencialmente — por meio das chamadas Atividades Pedagógicas Presenciais (APP) —, e a outra parte é mantida de forma remota, como Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP).

Nessa Fase 2, cada uma das turmas dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do campus terá um encontro presencial na semana, sendo o dia de início das APP para cada turma obedecendo o seguinte cronograma:

• 1º ano de Edificações: segunda-feira, dia 10 de janeiro (aulas de Matemática e Materiais de Construção Civil e Laboratório)
  • 2º ano de Edificações: quarta-feira, dia 12 de janeiro (aulas de Topografia e Biologia)
  • 3º ano de Edificações: sexta-feira, dia 14 de janeiro (aulas de Topografia e Matemática)
  • 1° ano de Meio Ambiente: terça-feira, dia 11 de janeiro (aulas de Artes e Química)
  • 2° ano  de Meio Ambiente: quinta-feira, dia 13 de janeiro (aulas de Geomorfologia e Português)

As atividades presenciais acontecerão no turno da tarde, das 13h às 17h. Os estudantes deverão comparecer ao campus apenas nos dias estipulados para as aulas presenciais de sua turma. Para garantir a segurança de toda a comunidade que atuará presencialmente na instituição, estudantes e servidores deverão respeitar o Protocolo de Biossegurança do IFF. A permanência no campus ficará restrita aos horários das atividades, e o uso de máscaras será obrigatório durante todo o tempo.

Já as aulas do Ano Letivo de 2022 estão previstas para terem início em abril, quando ingressam também os alunos aprovados no Processo Seletivo de Ingresso nos Cursos Técnicos - 1º Semestre.

Reuniões sobre as APP

Nesta quarta e quinta-feira, dias 5 e 6 de janeiro, a Direção do IFF Maricá e a equipe pedagógica farão reuniões online para sanar dúvidas de estudantes, bem como de pais e responsáveis, sobre a retomada das atividades presenciais para a finalização do Ano Letivo de 2021.

As reuniões serão pela internet, por meio da plataforma Google Meet, em link a ser enviado nos grupos de mensagens das turmas, e acontecerão nos seguintes horários:

• Turmas de 1º ano: quarta-feira, dia 5 de janeiro, às 17h
  • Turmas de 2º ano: quinta-feira, dia 6 de janeiro, às 10h