CAMPUS MARICÁ

Assistência Estudantil no IFF Maricá

A Assistência Estudantil do Instituto Federal Fluminense visa contribuir, nos termos do Decreto n°7234/2010, para o acesso, a permanência e a conclusão do curso pelos estudantes, reduzindo os índices de retenção e evasão escolar e melhorando o desempenho acadêmico.

No Campus Avançado Maricá, a Coordenação de Assistência Estudantil funciona junto da Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Alimentação

Atualmente, o Refeitório do Campus Avançado Maricá está em processo de montagem de estrutura e compra de equipamentos para iniciar sua operação. Portanto, não é fornecido almoço aos estudantes, por enquanto.

Os estudantes contam com uma área comum, que dispõe de mesas, cadeiras, geladeiras (para armazenar alimentos gelados) e estufas (para armazenar alimentos quentes), onde podem almoçar. Os alimentos devem ser trazidos de casa ou comprados de terceiros, pois o campus não conta com serviço de cantina.

São fornecidos lanches — tais como sucos, biscoitos e frutas, entre outras possibilidades — nos dois horários de intervalo para o lanche.

Há ainda a concessão de Auxílio Alimentação, em dinheiro, para os estudantes selecionados por meio de edital da Assistência Estudantil, que tem requisitos como renda per capita familiar mensal de até um salário mínimo e meio e estar regularmente matriculado e frequentando o curso.

Transporte

O IFF Maricá fica localizado na Rodovia Vereador Oldemar Guedes Figueiredo, KM 12, em Ubatiba, também conhecida como RJ 114, estrada que liga os municípios de Maricá e Itaboraí.

Os estudantes, assim como pais e responsáveis, além de visitantes, conseguem chegar ao campus utilizando transporte público gratuito, pelas linhas de "Vermelhinho" da Empresa Pública de Transporte (EPT) de Maricá.

As linhas que passam, atualmente no IFF Maricá são a E04 (Silvado) e a E05 (Lagarto). Os horários de saída do Terminal Rodoviário de Maricá podem ser obtidos no site da EPT.

Os alunos matriculados no IFF Maricá que residem em outros municípios e precisam usar o transporte público gratuito para chegar à Maricá podem solicitar o RioCard Escolar, concedido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. Mais informações podem ser obtidas na Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFF Maricá e no site do RioCard.

Uniforme e material didático

Para o ano letivo de 2024, todos os estudantes de cursos técnicos receberão camisas de uniforme gratuitamente.

Os estudantes também recebem gratuitamente o material didático (livros e apostilas) solicitado pelos professores de cada disciplina.

registrado em: Painel do Estudante