Selecionado em edital da Enel, Campus Campos Centro vai ser dotado de placas fotovoltaicas e lâmpadas de Leds

Programa de Eficiência Energética da Enel vai investir R$ 862.958,59 no campus.

O Programa de Eficiência Energética da Enel vai investir R$ 862.958,59 no campus com instalação de 300 placas fotovoltaicas, reversores e a troca das atuais lâmpadas fluorescentes por tecnologia Led. O investimento é definido em sua chamada pública de 2017. O diretor-geral do Campus Campos Centro, Carlos Alberto Henriques, disse estar muito satisfeito com o resultado.

Henriques, acompanhado da diretora de Gestão de Pessoas, Mônica Chagas e do professor Luís Mauricio, teve reuniões com os gestores da Enel (antes Ampla) para viabilizar a participação do Instituto na Chamada Pública. Carlos Alberto explica o motivo da iniciativa: “temos uma conta de energia alta e queríamos melhorar isso. Eu expliquei aos representantes da Ampla que somos uma escola de tecnologia e não temos nada lá na área”, disse referindo-se à geração de energia com o uso de placas fotovoltaicas.

O campus terá economia de energia com a troca de lâmpadas fluorescentes pelas de Leds.

Consumo elevado

Em sua dissertação de mestrado, Luis Mauricio estudou a melhoria de desempenho das placas solares com seu resfriamento. A energia gerada pelas placas entrará em paralelo à contratada junto a Enel. As 300 placas não contemplarão o consumo do campus, que é da ordem de R$ 160 mil. Mas elas podem contribuir positivamente.

- Tudo que for superior ao que elas (as placas) produzirem, a gente paga e tudo que elas produzirem superior ao que a gente consome seria revertido em crédito, mas nosso consumo é superior”, observa Mauricio.

Para a diretora de Gestão de Pessoas, Mônica Chagas, a inclusão do IFF representa um grande avanço:

- Em 2015, quando iniciamos abordagem do tema sustentabilidade com o projeto de extensão/pesquisa IFF Sustentável, tínhamos pequenas ações. Hoje, vejo que chegamos até esse excelente resultado graças à mudança de comportamento institucional, que abraçou o compromisso com a responsabilidade socioambiental – enfatiza Mônica.

O telhado do Bloco A, o mais antigo do campus, deverá receber as placas fotovoltaicas (Fotos: Simone Brasileiro, Núcleo de Imagens do IFF).