Política de Comunicação do IFF
A Política de Comunicação do IFFluminense é uma iniciativa da Diretoria de Comunicação e dos setores de Comunicação Social dos campi/Reitoria.
A Política de Comunicação do IFFluminense integra definições e orientações para o desenvolvimento de ações, estratégias e produtos de Comunicação no âmbito do Instituto, que o auxiliarão em sua missão de informar o público e, mais do que isso, estabelecer uma relação de diálogo de forma mais eficiente, atingindo um maior número de pessoas.
Temas como Comunicação Interna, Canais de Relacionamento, Comunicação e Divulgação Científica e Campanhas de Ingresso fazem parte do documento, que tem como objetivos, entre outros: consolidar a Comunicação no IFFluminense como um processo estratégico de gestão, por meio da construção de diretrizes, normas e princípios; consolidar as estruturas de Comunicação com profissionais técnicos, qualificados para atuar na área; estabelecer uma relação institucional no plano da Comunicação entre as unidades do Instituto, tendo em vista formas e procedimentos para execução de ações conjuntas; identificar os públicos de interesse da Instituição para atender as suas demandas, traçando estratégias e mantendo com eles uma comunicação eficaz e duradoura; estabelecer e fortalecer a identidade institucional por meio de estruturas organizadas, programadas e geridas de forma permanente por parte da Instituição.
Metodologia:
A metodologia adotada para a construção do documento compreendeu três aspectos: trabalho em equipe de todo o Fórum dos Comunicadores, intercâmbio de conhecimento com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e a participação da comunidade.
Momentos de construção da Política de Comunicação:
2014:
- Implantação do Fórum dos Comunicadores;
- Intercâmbio com o Instituto Federal de Santa Catarina;
- Constituição da Comissão de Elaboração (Portaria nº 110 de 27 de fevereiro de 2014);
- Pesquisa e definição de temas;
- Pesquisa, leitura e construção dos textos;
- Reunião com o Colégio de Dirigentes;
- Elaboração da Minuta;
- Consulta Pública;
- Encontros com gestores e representantes da comunidade nos campi;
- Pesquisa de satisfação (Política e Portal do IFFluminense);
- Estudos sobre o Portal do IFFluminense.
2015:
- Releitura e reconstrução dos textos;
- Encaminhamento da Minuta à Secretaria do Consup;
- Estudos e Desenvolvimento do Novo Portal do IFFluminense; migração de conteúdo e lançamento na web.
2016:
- Apresentação da Política de Comunicação ao Consup para aprovação em 25 de fevereiro;
- Implantação
A partir deste documento e de todo processo de construção e implantação que o envolveu, é possível criar uma verdadeira cultura de comunicação a ser compartilhada por toda a comunidade por meio do estabelecimento de diretrizes e aprimoramento dos fluxos de informação.
Acesse a Política de Comunicação do IFFluminense:
Clique Aqui