Curso de Cuidador de Idosos será ofertado em 2016

Após primeira edição em 2015 que formou 40 mulheres, o curso de Cuidador de Pessoas Idosas, ministrado pelo campus Quissamã, será ofertado novamente neste ano.

O Curso de Cuidador de Pessoas Idosos é um projeto de extensão do Núcleo de Gênero do IFFluminense campus Quissamã em parceria com a Prefeitura Municipal. A primeira edição, realizada de 14 de junho a 05 de novembro de 2015, ofertou 40 vagas para mulheres em situação de vulnerabilidade social ou vítimas de violência doméstica.

Criado com o objetivo de atender à demanda de mulheres atendidas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município, o curso teve carga horária de 180 horas, divididas entre aulas práticas e teóricas.

“O objetivo do curso foi proporcionar às mulheres qualificação e, consequentemente, oportunidade de renda própria, de modo que o fator financeiro não fosse mais um impeditivo para deixar uma relação abusiva”, explica a coordenadora, Jane Fernandes da Costa, intérprete de Libras do campus. “O curso ofereceu capacitação não apenas profissional, mas também intelectual, uma vez que as estudantes aprenderam a fazer contas e melhoraram a leitura e a compreensão”, complementa.

Entre as atividades desenvolvidas pelas estudantes, destacam-se as visitas ao Recanto dos Idosos Sagrado Coração de Jesus, em Macaé; o treinamento de Primeiros Socorros com a Cruz Vermelha de Quissamã; e estágios no Hospital Mariana Maria de Jesus e no Programa de Assistência ao Idoso, ambos em Quissamã. Além disso, as mulheres receberam material didático do Governo Federal sobre a Saúde da Pessoa Idosa.

(Aula com a Cruz Vermelha)

A grade curricular contou com as seguintes disciplinas: Ética e Orientação Profissional, Saúde do Idoso, Noções de Matemática, Português Básico, A Profissão de Cuidador da Pessoa Idosa e Política para a Pessoa Idosa, Aprendendo a Cuidar, Legislação: Estatuto do Idoso, Lei Maria da Penha e PEC das Domésticas, ministradas por servidores do próprio campus Quissamã e pela enfermeira Sheila Batista, cedida pela prefeitura.

Das 40 mulheres que iniciaram o curso, 34 o concluíram, das quais 12 já estão empregadas. Em abril de 2016, o curso será oferecido novamente. Desta vez, porém, homens e mulheres poderão se candidatar. Além das disciplinas oferecidas em 2015, a grade curricular contará com Psicologia, ministrada por psicóloga cedida pela prefeitura, e Estágio Obrigatório ( com carga horária de 40h).