IFFluminense Itaperuna terá laboratório com energia solar

Ambiente de aprendizagem de energia renovável será implantado no Parque Acadêmico Industrial. Além de possibilitar formação prática para os estudantes, sistema terá capacidade de suprir a iluminação dos corredores e áreas comuns do Parque.

O Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) Itaperuna terá, em breve, uma parte de seu abastecimento de energia elétrica feito a partir de luz solar. A novidade será possível com a instalação de painéis fotovoltaicos, que são dispositivos utilizados para converter a luz do sol em eletricidade. O equipamento funcionará nas instalações do Parque Acadêmico Industrial, um conjunto de 19 laboratórios que está em fase final de construção no campus e tem inauguração prevista para este primeiro semestre.

Segundo o diretor de ensino do IFFluminense Itaperuna, Plínio Barreto, que também é professor do Curso Técnico em Eletrotécnica, além de gerar economia nas contas de luz e ajudar na preservação do meio ambiente, o sistema também terá um papel fundamental na formação dos estudantes.

"Será montada uma espécie de ambiente de aprendizagem ao ar livre, em que os alunos terão a oportunidade de aprender, na prática, como é o funcionamento desse tipo de geração de energia. E, além de ser um ótimo equipamento para a aprendizagem, esses painéis trarão ganhos para todo o campus", ressalta o diretor.

Nas próximas semanas, dois professores do IFFluminense Itaperuna, além de Plínio, passarão por treinamento de atualização na Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, para aprimorar seus conhecimentos sobre o sistema de painéis fotovoltaicos. A ideia é investir na formulação de aulas mais aprofundadas sobre o tema para os alunos de Eletrotécnica.

"Vai ser muito bom poder atualizar o curso técnico daqui, do nosso campus, com esses novos recursos que teremos disponíveis a partir da implantação do Parque Acadêmico Industrial", afirma o professor William dos Santos Inacio, que participará do treinamento em Viçosa.

O professor Aryvaldo Machado, outro que passará pela formação, também está empolgado com a implantação do sistema de energia solar. "Para os alunos, será muito bom ter uma formação prática num sistema que é uma boa opção para substituir as fontes tradicionais de geração de energia".

As placas solares terão capacidade de suprir a iluminação dos corredores e áreas comuns do Parque Acadêmico Industrial. A iluminação será feita com o uso da energia solar, mas haverá a ligação com a concessionária, que poderá fornecer energia no caso de alguma falha no sistema, em dias muito nublados ou mesmo quando for preciso mexer nos equipamentos para aulas práticas de montagem e manutenção.

O diretor Plínio ressalta, ainda, o diferencial que haverá na formação dos alunos. "Eles terão a oportunidade de lidar com um tipo diferenciado de geração de energia e estarem mais aptos para o mercado, ampliando suas possibilidades de trabalho na área".

(Demonstração do funcionamento do sistema foi realizada durante Semana Acadêmica)