IFFluminense passa a contar com Política de Comunicação

Documento será importante para nortear as estratégias de comunicação que dão suporte ao relacionamento da instituição com a sociedade em geral, tais como produção de conteúdos para o Portal Institucional, relacionamento com a imprensa, materiais de divulgação, entre outros.

A Política de Comunicação do IFFluminense foi aprovada pelo Conselho Superior – órgão máximo do Instituto – em sua primeira reunião do ano, realizada no dia 25 de fevereiro de 2016, em Campos-RJ.

O documento, que levou um ano e meio para ser construído, traz estratégias e ações de comunicação para que a Instituição cumpra o seu papel de informar o público e, mais do que isso, possa estabelecer uma relação de diálogo permanente e eficiente com a sociedade.

“O IFFluminense, com todos os espaços que ocupa e ações que realiza, passa a se relacionar com diferentes perfis de públicos que buscam informações na e da instituição de formas variadas, o que torna os processos comunicacionais complexos. Nesse sentido, é preciso que as informações sejam trabalhadas a partir de recursos de comunicação de forma a chegar a cada uma dessas pessoas, traduzindo que instituição é esta e qual o seu papel na sociedade”, destaca a diretora de Comunicação, Ferdinanda Maia.

Construído pelo Fórum dos Comunicadores, que reúne jornalistas, programadores visuais e produtores audiovisuais de todos os campi do Instituto, o processo contou com três etapas importantes: o trabalho em equipe, trazendo para o documento a visão de profissionais que atuam com comunicação de forma diversa, bem como as particularidades de cada unidade do IFFluminense onde atuam; o intercâmbio de conhecimento com o Instituto Federal de Santa Catarina – o primeiro IF a construir uma Política de Comunicação; e a participação da comunidade, que, em diversos momentos, pôde analisar e participar da construção do documento por meio de pesquisas, consulta pública e encontros nos campi.

“A Política de Comunicação, além de ter função norteadora das nossas ações, contribui para tornar o trabalho mais sistêmico”, destaca a jornalista do campus Campos Guarus, Juliana Lima.

O trabalho em equipe é um dos pontos destacados pela jornalista do campus Cabo Frio, Mônica Gonçalves. “A Política de Comunicação é uma conquista de toda a equipe e Instituição, e um grande desafio também, pois é de suma importância para o estabelecimento de canais de comunicação e a aproximação entre o IFFluminense e seus públicos distintos”, ressalta.

O reitor do IFFluminense, Luiz Augusto Caldas Pereira, agradeceu o empenho de todos na construção do que, segundo ele, a partir de agora, passa a constituir mais uma peça dentro das políticas do Instituto Federal Fluminense.

"Essa política nos mostra dois aspectos muito importantes para sua legitimação. O primeiro foi o cuidado e a preocupação em envolver todas as instâncias e dialogar com todos os campi do Instituto e suas particularidades. E o segundo é que este documento é resultado de um empenho notável, o que me deixa, como gestor, muito honrado e orgulhoso de estar participando desse momento que compreendo como algo muito importante para avançarmos na construção dessa institucionalidade", disse.