Palestra discute o feminino na contemporaneidade

"Amar Demais: uma análise sobre a patologização do comportamento feminino em contexto de grupo de ajuda mútua e de produção de saberes”: dessa forma, foi intitulada a palestra realizada no campus Avançado Maricá, no dia 03 de fevereiro de 2016, com o objetivo de trazer à discussão a temática da mulher e do feminino na contemporaneidade.

 

 A atividade foi conduzida pela professora Mercedes Duarte e Silva, mestre em Ciências Sociais pela UFRRJ, e que desenvolveu pesquisas que investigam as patologias amorosas e a atuação do grupo MADA (Mulheres que Amam Demais) como espaço terapêutico e de discussão da autovalorização da mulher no âmbito das relações amorosas.

 A palestra faz parte do projeto integrador “Maricá: luz, ciência e vida", desenvolvido no campus, em que quatro eixos temáticos trabalham assuntos contemporâneos e questões vinculadas a experiências da sociedade e do mundo do trabalho. O eixo quatro, “Mulheres: ciência e o mundo da edificação”, discute, no terceiro trimestre letivo, propostas de investigações a serem realizadas sobre diferentes temas que se conectam com a questão da mulher e o feminismo na contemporaneidade; a questão da mulher e o movimento LGBT; a ancestralidade feminina; e o parto natural e a humanização do nascimento.

 Isadora Gomes da Costa, estudante do 1º ano do Ensino Médio Integrado do Eixo Tecnológico de Infraestrutura, avalia positivamente a palestra. “A atividade foi muito importante, pois mostrou algumas questões que atingem muitas mulheres em nossa sociedade”, destaca.

 Mendel Aleluia, professor do campus, enfatiza a importância de receber convidados para o debate e apresentações mais aprofundadas sobre temas dessa natureza. “Buscamos convidar profissionais, acadêmicos e militantes nas temáticas trabalhadas no projeto. Dessa forma, conseguimos apresentar um panorama mais completo das questões discutidas”, ressalta.