Polo assina contrato e recebe visita da Embrapii

O segundo contrato do Polo de Inovação Campos dos Goytacazes foi assinado com a empresa Arte Cerâmica Sardinha visando o reaproveitamento energético de forno cerâmico.

 Uma das principais atividades econômicas do município de Campos dos Goytacazes, o setor cerâmico, une-se ao Polo de Inovação Campos dos Goytacazes por meio de uma parceria firmada com a empresa industrial Arte Cerâmica Sardinha para otimizar o processo de queima na fabricação de tijolos.

 O contrato foi assinado no dia 23 de fevereiro de 2016 com o objetivo de desenvolver um sistema para reaproveitamento energético do forno cerâmico visando à redução do consumo de combustível e da emissão de gases de efeito estufa. O projeto será coordenado pela servidora do IFFluminense e aluna do Mestrado Profissional em Engenharia Ambiental, Nathalie Terra Azevedo, com orientação do professor Marcos Cruz.

Luiz Augusto Caldas e Vicente de Oliveira na assinatura do segundo contrato do PICG, desta vez com a Arte Cerâmica Sardinha.

(Reitor do IFFluminense, Luiz Augusto e o diretor do Polo, Vicente de Oliveira na assinatura do contrato)

 “Nosso projeto consiste em aproveitar o ar da exaustão para pré-aquecer o ar de combustão, ou seja, fazer a troca de calor. Ja temos algumas ideias de como o sistema pode ser feito, mas agora é preciso fazer testes e pesquisas para analisar qual opção será a mais viável”, explica Nathalie.

 O projeto está orçado em R$ 327.175,00 e é considerado uma inovação tecnológica no setor de cerâmica vermelha que reúne, atualmente, 120 empresas em Campos dos Goytacazes. A eficiência energética é um dos pilares da indústria competitiva e responsável.

 “O trabalho consiste na redução de utilização de biomassa como combustível, atualmente a lenha e o pó de serra, o que irá gerar uma redução de 10% no custo que o empresário tem com combustível. Nossa perspectiva é de que ele recupere no período de 10 meses a um ano o investimento que fez no projeto”, complementa Nathalie acrescentando que a redução da poluição é outro ganho, visto que é um dos grandes problemas do setor cerâmico. “Com o sucesso deste trabalho, poderemos reproduzir o modelo para as outras cerâmicas da região”. A previsão é de que o projeto seja desenvolvido até agosto de 2017.

Visita Embrapii: A assinatura do segundo contrato do Polo de Inovação foi acompanhada da visita de representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) com o objetivo de apresentar e discutir os resultados das avaliações dos consultores da Embrapii que estiveram no Polo em três momentos anteriores; apresentação da estrutura do Polo e dos novos gestores da Empresa.

A visita da Embrapii ao Polo de Inovação aconteceu em fevereiro de 2016.

(Equipe da Embrapii e do Polo nas instalações da unidade)

 “A avaliação desta última visita consistiu em confrontar os relatórios das primeiras visitas com as justificativas apresentadas pela equipe de gestores do Polo e a constatação da realidade encontrada”, explica Vicente de Oliveira, diretor da unidade.

 Estiveram presentes o diretor-presidente da Embrapii, Jorge Almeida Guimarães, o diretor de Operações, Carlos Eduardo Pereira, o coordenador de Acompanhamento Técnico, Alvaro Albackerli e equipe de gestão.