Clube de debates visa desenvolver capacidade argumentativa de estudantes

Em fase de implantação, o Clube de Debates (CDD) do campus Avançado São João da Barrra começa a promover suas primeiras discussões. O projeto conta com o auxílio do campus Cabo Frio.

Desatar as correias do senso comum”, “ter menos certezas do que antes”, “desenvolver o falar em público, a desenvoltura na pesquisa e o respeito ao próximo”, essas frases foram proferidas pelos alunos do campus Cabo Frio, ao definirem a proposta do Clube de Debates em visita ao campus São João da Barra, onde trabalham na sua implantação.

O Clube consiste em, a cada encontro, eleger um tema para ser debatido e distribuir para os estudantes textos que trazem visões diferentes sobre o assunto e caso real escolhido. Após a leitura, os alunos são dividos em grupo. Cada equipe deve construir argumentos que sejam capazes de defender o ponto de vista que a ela coube, mesmo que discorde dele.

O interesse de implantar a proposta no campus Avançado São João da Barra partiu dos professores Luciano Ferreira, de filosofia, e Marcus Cardoso, de Sociologia. “Esse trabalho facilita a oralidade, a compreensão dos conteúdos, além de desenvolver o lado argumentativo dos alunos. A ideia principal não é ensinar a debater, mas ajudar o aluno a saber expressar o que pensa e ter contato com outros pontos de vista”, explica Luciano.

O primeiro encontro do grupo de São João da Barra ocorreu em duas etapas, no dia 19 de maio de 2016: na primeira, a equipe de alunos e o professor Bruno Aragão, do campus Cabo Frio, juntamente aos professores Marcus e Luciano, explicaram aos estudantes locais a proposta do Clube de Debates e como ele funciona.

Primeira etapa da atividade do dia 19

Na segunda etapa, os alunos tiveram que se esforçar para “vender produtos” que possuem péssima fama: os Sete Pecados Capitais (gula, avareza, luxúria, ira, inveja, preguiça e vaidade) . Cada grupo ficou com um item e teve que montar uma propaganda que trouxesse argumentos convincentes para os tornarem atrativos. Ao final das apresentações, Bruno fez diversas considerações sobre as estruturas argumentativas usadas pelos alunos, bem como sobre as técnicas de sustentação oral dos argumentos.

Segunda etapa da atividade do dia 19

Para o aluno Maxwell Marcelino, do campus SJ da Barra, o Clube de Debates é uma oportunidade de conhecer os diversos pensamentos sobre determinado assunto. “O projeto traz uma rica troca de ideias, sem fundamentalismos e é uma oportunidade de refletir sobre nossas próprias ideologias”, diz.

A aluna Jéssica Borges, do campus Cabo Frio, vê a importância da atividade para romper com a reprodução de certos discursos tidos como normais pela sociedade. “Eu, por seu minoria (mulher e negra), me sinto muito melhor depois de estar no grupo, pois vi que reproduzia um discurso que massacra a gente”.

Ainda durante a implantação, o projeto passará por uma fase de estruturação, em que a equipe será dividida em dois grupos: o de debatedores, que estará responsável pelas sustentações orais e o de pesquisadores, que trabalhará na busca de informações para construção de argumentos. Há previsão de ser extendido às escolas municipais. “Temos a certeza de que o projeto será um sucesso”, afirma Marcus, “a primeira atividade já deu muito certo; tende a se consolidar”, finaliza.

Comunicação Social da Reitoria

registrado em: InFForme, Clube de Debates, Debate