Hortas serão construídas em espaço escolar de Cambuci

A construção de hortas, por meio de projeto desenvolvido no IFFluminense campus Avançado Cambuci, visa a uma educação voltada à natureza e preocupada com o meio ambiente.

Uma horta escolar pode ser uma verdadeira aula a céu aberto possibilitando não só o contato com a natureza, mas uma educação ambiental ao incentivar os estudantes a preservarem o meio ambiente ensinando-os sobre a importância e o cuidado com os recursos naturais.

Nesse sentido, o projeto Horta Escolar: O Despertar para Uma Consciência Ambiental “tem como objetivo o despertar da consciência sobre a importância do solo, da água, da vegetação, dos seres vivos, não só para zona rural, mas também para zona urbana”, declara o coordenador, Odino Ferreira Neto, técnico em Assuntos Educacionais do campus Avançado Cambuci.

Iniciado neste ano, a primeira horta será construída no CIEP 276 Ernesto Paiva, com a participação dos estudantes do ensino fundamental. Inicialmente, foi realizada uma reunião, no dia 4 de maio de 2016, quando foi definida a área para o plantio. A equipe do campus, os servidores Odino Neto, Danillo Antunes Merat, Danilo Chaves Pessoa da Veiga, Kissila Franca Lima e Wanderson Souza Rabello foram recebidos pelo diretor geral da escola, João Avelino.

(Equipe envolvida no projeto.)

Na ocasião, eles organizaram as próximas etapas do projeto: definição de datas para o início da construção da horta, reunião com a equipe pedagógica para definir as disciplinas e turmas que serão envolvidas; produção de mudas no campus Avançado Cambuci; gravação de um tutorial em vídeo, que será fornecido às escolas atendidas, mostrando todas as etapas relacionadas à construção e manutenção da horta; construção da horta na escola; e reunião, ao final do projeto, envolvendo todas as escolas participantes.

De acordo com Odino, a horta é um recurso pedagógico rico e pode envolver várias disciplinas. “Na disciplina de Ciências Naturais, por exemplo, pode abordar conteúdos relacionados à ecologia e sustentabilidade, sobre os vegetais e seus ciclos, práticas agrícolas que não prejudicam o meio ambiente, sobre o solo e recursos hídricos; em Língua Portuguesa pode-se trabalhar a escrita por meio da confecção de relatórios; em Matemática é possível trabalhar cálculos das áreas cultivadas; Geografia, trabalhar sobre a agricultura como atividade econômica. Dessa forma, a equipe pedagógica da escola pode organizar-se e apropriar-se de várias atividades que envolvam as disciplinas”, ressalta.

(Espaço escolhido para a construção da primeira horta escolar.)

Bolsista do projeto, a aluna do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio do Eixo Recursos Naturais, Sabrina Barbosa Andrade, 16 anos, está animada com o início das atividades. “Serei responsável pela plantação das mudas, apresentação na escola e orientação do cuidado com a horta”, diz. “Eu me inscrevi para participar do projeto com o interesse de aprender mais sobre o meio ambiente, que vem passando por diversas mudanças negativas, como desmatamento e escassez da água. Acredito que nós, seres humanos, iremos mudar essa situação”, complementa.

O processo de construção da horta, previsto para começar em junho, deverá envolver, também, alunos voluntários do campus, servidores e a comunidade. “Acredito que com o projeto, toda a comunidade vai aprender mais sobre a natureza, não só sobre como se planta, mas o cuidade com o solo, por exemplo, e sobre como a comida chega a nossa casa. Plantar em grupo é um ato legal, então acho que os estudantes irão gostar muito”, ressalta Sabrina.

A expectativa é de atender até três escolas. “Além das mudas, auxiliamos na construção e manutenção da horta”, explica Odino, acrescentando que “a importância do projeto é levar às escolas a ideia sobre a necessidade de se preocupar e cuidar dos recursos naturais, promovendo uma reflexão da ação do homem sobre o espaço em que vive e como essa relação homem-espaço influencia na disponibilidade desses recursos para as futuras gerações”.

Além do aspecto ambiental, outro fator apontado como positivo no trabalho é a possibilidade da escola utilizar a horta para enriquecer nutritivamente a merenda escolar. Previsto para acontecer até o fim do ano, a equipe aposta no envolvimento da comunidade para que o cultivo das hortas ganhe perenidade. “O envolvimento de toda a comunidade escolar e a nossa disposição em colaborar, mesmo após o final do projeto, contribuirá para que a horta não acabe e a escola possa continuar enriquecendo o aprendizado dos alunos”, finaliza Odino.

(Equipe envolvida no projeto.)

Ferdinanda Maia/Campus Avançado Cambuci com Comunicação Social da Reitoria

registrado em: InFForme, Horta Escolar, Cambuci