IFFluminense Itaperuna lança projetos para popularizar conhecimento sobre a legislação brasileira

O conhecimento de tópicos importantes da legislação brasileira ficará mais acessível, a partir deste mês de junho, para os participantes de dois projetos de extensão recém-lançados no IFFluminense.

Um é voltado à capacitação de professores de nível médio para o ensino de Direito e Constituição Federal nas escolas, enquanto o outro propõe métodos de estudo por meio de técnicas de autodidatismo aplicadas no Direito Constitucional e Administrativo Básico.

Os projetos são coordenados pelo professor de Direito do campus Itaperuna, Anderson Vidal, que tem o objetivo de popularizar o conhecimento de importantes tópicos jurídicos na região. Para isso, serão oferecidos cursos gratuitos e abertos à comunidade. As inscrições para as primeiras turmas dos dois projetos estão abertas até 6 de junho. As aulas acontecerão sempre às terças-feiras, até novembro, no próprio campus Itaperuna.

(Anderson Vidal, professor de Direito do campus Itaperuna e coordenador dos projetos)

"No caso da capacitação de professores, tanto a Lei de Diretrizes e Bases quanto a Constituição têm por escopo não só formar operários para o mercado, mas também cidadãos críticos e emancipados. Isso só é possível com o conhecimento básico dos direitos e deveres previstos na Constituição Federal", ressalta o professor.

O curso "Capacitação de docentes para o ensino de tópicos de Direito e Constituição Federal nas escolas" tem o objetivo de preparar professores, em especial os de Sociologia, Filosofia e História, para o ensino de tópicos e disciplinas jurídicas, como direitos humanos, organização do Estado, voto e plebiscito, entre diversos outros, em escolas da rede pública estadual.

"O Plano Nacional de Educação, embora tenha previsto estudo de tópicos de Direito, sobretudo a cargo do professor de Sociologia, não se preocupou com a formação desses profissionais que, geralmente, não têm contato com as ciências jurídicas nem mesmo na graduação. O curso pretende preencher essa lacuna, dando maior capacitação a esses profissionais e proporcionando aos alunos conhecimentos indispensáveis para o exercício da cidadania", explica Anderson.

Já o curso "Técnicas de autodidatismo aplicadas no Direito Constitucional e Administrativo Básico" é voltado principalmente para candidatos a concursos públicos e estudantes. A ideia do projeto é difundir técnicas de autodidatismo, memorização e revisão, aplicadas no Direito Administrativo e Constitucional.

"O aluno não é um coadjuvante que apenas recebe informações. Ele deve ser o protagonista e, antes mesmo de tentar aprender os tópicos de diferentes disciplinas, precisa aprender as técnicas que vão facilitar a fixação desse conteúdo. O primeiro módulo do curso vai funcionar para todo e qualquer estudo, pois vai explicar as técnicas, enquanto que o segundo módulo será voltado para a aprendizagem de tópicos de Direito. É um treinamento aberto ao público em geral e importante para quem quer otimizar o desempenho na escola, faculdade e, sobretudo, para quem quer prestar concurso público", acrescenta o professor.

As inscrições para os dois cursos podem ser feitas na Recepção do campus Itaperuna, na BR 356, s/nº, Cidade Nova. As aulas estão previstas para começar no dia 7 de junho, no turno da tarde.

Comunicação Social do campus Itaperuna