Licenciatura em Música completa um ano

O IFFluminense é a única instituição do interior do estado do Rio de Janeiro que oferece graduação em música, que já reúne cerca de 90 alunos, com previsão de ingresso de mais 35 no próximo vestibular.

A notória abundância de talentos musicais no Norte e Noroeste Fluminense e o grande interesse regional pela cultura, pelas artes e em especial pela música, explica a grande procura da população campista e de cidades adjacentes pela Licenciatura ofertada pelo campus Guarus. De acordo com o Coordenador, Saulo Nascimento, o Curso tem despertado o interesse de jovens e adultos com Ensino Médio completo que desejam ingressar na carreira docente musical e de profissionais da Área que ainda não possuem formação específica. “A atribuição fundante do Licenciado em Música é a docência na Educação Básica. Isso requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos da Música, bem como de sua trajetória histórica e de suas relações com as mais variadas áreas de conhecimento”, explica.

A Licenciatura foi iniciada em maio de 2015. Conta com corpo docente composto por professores da área especifica de música, da área instrumental, bem como do viés pedagógico e a formação trazida vai muito adiante da atuação em sala de aula, pois, além da docência, o licenciando sai capacitado para minuciar as mais variadas formas de manifestações culturais e pode elaborar e analisar materiais didáticos, como livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros. Além disso, possui formação para atuar como pesquisador em ensino de Música e coordenar e supervisionar equipes de trabalho no âmbito do Ensino, da Pesquisa e da Extensão.

Saulo conta que atividades ligadas à música fazem parte do dia-a-dia do campus Guarus. “No período de 2009 a 2014 fizemos muitos projetos que envolveram os alunos em diversas modalidades: coros, bandas, grupos, madrigais, festivais, cursos diversos, até então, envolvendo os alunos do Ensino Médio. Desde a criação da Licenciatura, os graduandos passaram também a fazer parte dessas atividades, por meio de conjunto de cordas dedilhadas, cameratas de cordas e de sopro, coro e bandas, que têm participado de diversos eventos institucionais”.

Estudantes da Licenciatura em Música

André Peixoto, aluno do 3º período, diz que já trabalhou na área musical, mas dificuldades econômicas fizeram-no abandonar este tipo de atividade. Após a Lei 11.769, que estabelece o Ensino de Música nas escolas, André viu uma mudança desse cenário, e voltou ao antigo sonho de trabalhar na área musical. “Desde criança, meu sonho é fazer faculdade de música. Agora tive a oportunidade de realizá-lo no IFF”, destaca ressaltando a experiência de fazer parte da primeira turma da Licenciatura. “Como o curso ainda está sendo implantado, tanto alunos quanto professores têm a tarefa de moldá-lo, abrir caminhos. Nesta fase, deve haver uma sinergia para que possamos construir um curso que atenda às expectativas artísticas, do mercado e da própria instituição”.

O IFFluminense é a única instituição do interior do estado do Rio de Janeiro que oferece graduação em música. “Os nossos músicos não precisam mais sair da nossa região para estudar e desenvolver suas atividades. Já temos visto que as oportunidades de empregabilidade têm crescido em nosso entorno e em nossa cidade. Desde a abertura do curso, estamos na caminhada de seu fortalecimento com visão na qualidade para que os nossos formandos tenham plenas condições de se adequarem às exigências do mundo do trabalho”, finaliza o coordenador.

Comunicação Social da Reitoria