Integração

Ações de Pesquisa, Extensão e Inovação são apresentadas durante Café com o Reitor

por Comunicação Social da Reitoria publicado 20/09/2019 14h08, última modificação 10/10/2023 12h56
Evento visa promover o diálogo com a gestão e maior integração entre os servidores da Reitoria.

Jefferson Manhães destacou a importância da integração dos servidores e do conhecimento do que a instituição está fazendo

As atividades de Pesquisa, Extensão e Inovação desenvolvidas no Instituto Federal Fluminense (IFF) foram o tema principal da terceira edição do Café com o Reitor, realizado na manhã desta sexta-feira, dia 20 de setembro, no auditório da Reitoria. O pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação (Propei), Vicente de Oliveira, e seus diretores apresentaram aos servidores um panorama das ações realizadas em suas respectivas áreas.

Vicente pediu aos servidores presentes para que procurassem identificar, a partir das apresentações, a sua contribuição para o desenvolvimento do trabalho da Propei. “Todos vocês têm uma contribuição importante, seja na administração, no financeiro, ou na comunicação para divulgação dos nossos projetos e ações”, destacou.

A diretora de Pós-graduação, Simone Vasconcelos, mostrou o crescimento da oferta de cursos de pós-graduação lato e strictu sensu no Instituto, que passaram de nove, em 2015, para 19 cursos em 2019, sendo 12 de especialização e sete de mestrado, que recebem cerca de 970 alunos por ano. “Nos cursos de mestrado, cerca de 75% dos estudantes são oriundos da verticalização, são alunos que fizeram técnico de nível médio e/ou superior no IFF”, ressaltou Simone.

Pela diretoria de Internacionalização e Inovação, Henrique da Hora falou sobre as ações de incentivo ao empreendedorismo, destacando as seis empresas juniores do Instituto, e o seu trabalho na presidência da incubadora de empresas TEC Campos. “Nosso ecossistema de inovação está entregando muitos resultados para a sociedade”, afirmou Henrique, citando as sturtaps Roveq, que desenvolveu, com o apoio do Polo de Inovação do IFF, um protótipo para inspeção de dutos; e PediuFarma, que desenvolveu um aplicativo comparador de preços de farmácia.

Na área de políticas sociais e relações empresariais, a diretora Juliana Vidigal destacou as chamadas públicas para aquisição de alimentos da agricultura familiar, uma política que contribui para o fortalecimento dos pequenos produtores locais e regionais e para a melhoria da qualidade da alimentação dos estudantes.

O diretor de Pesquisa e Extensão Tecnológica, Pedro Castelo Branco, falou sobre a gestão dos projetos de pesquisa, que passou a ser feita totalmente pelo Suap, em 2019. “Todo o processo seletivo foi feito pelo sistema, desde as inscrições de projetos e avaliação externa à seleção de bolsistas”, pontuou. Em seguida, a coordenadora da Essentia Editora, Cláudia Ferreira, apresentou os livros publicados em 2019 e o novo site da editora

Após a apresentação, o reitor do IFF, Jefferson Manhães, destacou a importância da integração dos servidores e do conhecimento sobre o que a instituição está fazendo. “Na próxima segunda-feira, dia 23 de setembro, estaremos completando 110 anos de existência. Somos uma das instituições mais antigas deste país. É muito importante também que a gente compreenda a história dessa instituição, que transforma vidas e que está no campo de esperança da sociedade”, ressaltou o reitor.

Durante o encontro com os servidores, Jefferson também falou brevemente sobre o programa Future-se, anunciado em julho pelo Ministério da Educação (MEC), e sobre as visitas que está fazendo aos campi do IFF para discussão e esclarecimento de dúvidas em relação a essa proposta. “Também teremos um outro momento para discussão do Future-se com os servidores da Reitoria. É um tema que vai exigir de todos nós uma visão mais crítica e uma análise para saber se vamos aderir ou não. Para isso, nós precisamos discutir. Não haverá nenhum movimento deste instituto que não esteja lastreado em um debate amplo e em uma decisão a partir de uma consciência livre e autônoma desta instituição”, garantiu o reitor.

A terceira edição do evento também contou com café da manhã e com a comemoração dos aniversariantes dos meses de julho, agosto e setembro.

Café com o Reitor - é uma iniciativa da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional, em parceria com a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas, que visa promover o diálogo com a gestão e maior integração e aproximação entre os servidores. O encontro é realizado a cada dois meses, sob a responsabilidade de uma pró-reitoria ou diretoria sistêmica, que leva uma temática para diálogo com os servidores. Além disso, os servidores também poderão sugerir temas para conversa com o reitor, por meio do e-mail cafecomreitor@iff.edu.br.