CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Eleições IFF 2023

“Realizaremos uma avaliação do orçamento disponível, visando uma gestão financeira transparente e responsável”, diz Theo Bravo

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 21/11/2023 15h39, última modificação 21/11/2023 15h49
Entrevista com o candidato a diretor-geral do campus Santo Antônio de Pádua
Eleição para diretor-geral do campus Santo Antônio de Pádua

Candidato a diretor-geral do campus Santo Antônio de Pádua Theo Bravo. Foto: campanha do candidato

O candidato a diretor-geral do campus Santo Antônio de Pádua Theo Bravo afirmou que uma das primeiras medidas do seu mandato, se eleito, será avaliar o orçamento disponível para fazer uma gestão financeira transparente e responsável. Bravo é contador do campus desde 2014, segundo informações do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP).

As eleições para reitor do Instituto Federal Fluminense e diretores-gerais dos campi acontecem no dia 6 de dezembro.

Portal IFF — O que o senhor vai fazer nos primeiros 100 dias do mandato?

Theo Bravo— Iniciaremos um diálogo aberto e inclusivo com toda a comunidade acadêmica, com o objetivo de levantar as demandas internas. Paralelamente, realizaremos uma avaliação do orçamento disponível, visando uma gestão financeira transparente e responsável. Além disso, estabeleceremos comissões dedicadas a revisar e propor modificações em documentos internos.

Quais áreas do campus precisam ter mais investimentos e como fazer?

Investiremos nos laboratórios e nos materiais necessários para as aulas práticas; realizaremos planejamento para garantir os recursos necessários para viabilizar visitas técnicas e buscaremos a climatização do restaurante do campus para proporcionar um ambiente mais confortável aos usuários. Como fontes de financiamento, exploraremos o orçamento interno, emendas parlamentares e captação de recursos externos.

Na sua gestão, o que vai mudar no ensino, pesquisa e extensão?

Nos propomos a fortalecer a integração entre teoria e prática por meio de visitas técnicas para nossos estudantes; estimular o desenvolvimento de pesquisa aplicada e interdisciplinar, com foco em soluções práticas para desafios reais do campus, locais e regionais; fortalecer o vínculo entre nossa instituição e a comunidade, identificar as demandas locais e estimular o desenvolvimento de projetos extensionistas que atendam a essas necessidades; e aumentar a divulgação das ações do tripé ensino, pesquisa e extensão.

O que propõe para evitar a evasão escolar?

Intensificar o trabalho integrado entre docentes e Assistência Estudantil, visando o acompanhamento pedagógico e multidisciplinar dos estudantes; oferta de monitorias das disciplinas; concessão de bolsas e auxílios do programa da Assistência Estudantil, via edital próprio; e como ação estratégica, intensificar as discussões internas para oferta de itinerários formativos.

Quais as propostas para os servidores técnico-administrativos e professores?

Pautar as ações da gestão no diálogo e transparência com nossos servidores; estimular a interação entre os servidores por meio de eventos e diálogos; incentivar e apoiar a capacitação, qualificação e uso da licença capacitação pelos servidores; e fortalecer a política de afastamento de servidores docentes e técnicos administrativos para cursar mestrado e doutorado.

Qual a sua visão sobre flexibilização e teletrabalho?

Encaramos a flexibilização e o teletrabalho como uma abordagem contemporânea na gestão de recursos humanos, focada no bem-estar, qualidade de vida e valorização dos profissionais, permitindo uma gestão mais eficiente do tempo e das responsabilidades. Assim, garantimos em nossa gestão a manutenção e concessão da jornada de trabalho flexibilizada e do Programa de Gestão teletrabalho, de acordo com as normas vigentes.