Notícias
Eleições IFF 2023
“Nosso foco é identificar as urgências junto à comunidade e definir prioridades”, afirma Luciano Machado
Candidato a diretor-geral do campus Santo Antônio de Pádua Luciano Ferreira Machado. Foto: campanha do candidato
O candidato a diretor-geral do campus Santo Antônio de Pádua Luciano Machado afirmou que, caso seja eleito, vai consultar a comunidade sobre quais medidas são as mais urgentes. Luciano é professor desde 2010 e atualmente exerce o cargo de coordenador do Curso Técnico em Administração, segundo informações do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP).
As eleições para reitor do Instituto Federal Fluminense e diretores-gerais dos campi acontecem no dia 6 de dezembro.
Portal IFF — O que o senhor vai fazer nos primeiros 100 dias do mandato?
Luciano Ferreira Machado — Nos primeiros 100 dias, nosso foco é identificar as urgências junto à comunidade e definir prioridades para a formulação de um plano de ação. Em parceria com a comunidade, será montada a equipe de gestão. Baseando-nos nas opiniões coletadas durante a campanha, vamos estruturar uma estratégia para concretizar nossas promessas em propostas eficazes. Além disso, buscar formas de aproximar a comunidade local com o campus.
Quais áreas do campus precisam ter mais investimentos e como fazer?
Melhorar as instalações do refeitório é uma prioridade. Trabalharemos com a Reitoria para expandir as bolsas de alimentação oferecidas aos alunos.
Vamos iniciar conversas com as prefeituras locais para garantir transporte seguro e gratuito para estudantes que não residem em Pádua.
Na sua gestão, o que vai mudar no ensino, pesquisa e extensão?
Durante nossa gestão, planejamos reestruturar o organograma do ensino, pesquisa e extensão para aprimorar, simplificar e agilizar os procedimentos.
Realizar uma revisão abrangente dos conselhos de classe, com o objetivo de estabelecer normas que os tornem mais proativos e capacitados para contribuir para a melhoria do ensino e da aprendizagem.
O que propõe para evitar a evasão escolar?
Para mitigar a evasão escolar, é imprescindível implementar medidas como: desenvolver programas de assistência acadêmica e emocional e aplicar estratégias que envolvam diversas áreas, como psicologia, assistência social e pedagogia, para compreender e lidar com as causas da evasão.
Quais as propostas para os servidores técnico-administrativos e professores?
Manter e aprimorar o trabalho flexibilizado e remoto para otimizar o atendimento ao público interno e externo em diferentes horários, buscando maior eficiência e acessibilidade. Implementar gabinetes compartilhados para os docentes, com o propósito de melhorar o conforto, eficiência e segurança de suas atividades acadêmicas. Campanhas de conscientização e suporte à saúde mental dos servidores.
Qual a sua visão sobre flexibilização e teletrabalho?
Flexibilização e teletrabalho são fundamentais para ajustar-se a variadas demandas e contextos. Proporciona maior liberdade no ambiente de trabalho, equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, isso visa contribuir para a eficácia e produtividade dos funcionários.