CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Escrita e Interpretação

Alunos do IFF Pádua se destacam no VII Festival de Poesia do IFF Guarus

por Comunicação Social do Campus Santo Antônio de Pádua e Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 04/10/2019 12h00, última modificação 04/10/2019 12h29
Poesia criada e interpretada por alunos do campus rendeu premiação durante o festival.
Festival de Poesias

Rômulo, professora Andressa e Eduarda no IFF Guarus.

Os estudantes Eduarda Figueira, do segundo ano do curso técnico integrado em Automação, e Rômulo Nepomuceno, do primeiro ano do curso técnico integrado em Edificações, alunos do Instituto Federal Fluminense Campus Santo Antônio de Pádua, participaram do VII Festival de Poesia do IFF Guarus, onde se destacaram pelo conteúdo da poesia escrita por Eduarda e interpretada por Rômulo. Esta edição do evento trouxe o tema “Poesia, Cordel e Canção”, reverenciando a região Nordeste do Brasil.

Orgulhosa, a professora de Língua Portuguesa e Literatura do IFF Pádua Andressa de Azevedo Martins acompanhou a dupla durante o evento e elogiou o resultado. Para ela, o estudo da língua portuguesa está associado à formação do pensamento crítico e lá puderam encontrar um espaço de resistência. “Eduarda, com sua poesia engajada, foi porta-voz para os milhares de pessoas que clamam por um país mais emancipado, empático e justo. Rômulo, por sua vez, em sua performance vibrante, recebeu o prêmio de melhor intérprete, traduzindo no palco a ousadia de todos os jovens que lutam avidamente pelos seus ideais. Que experiência incrível observar o protagonismo dos nossos estudantes!”, destacou.

A interpretação premiada de Rômulo foi, ele, uma experiência emocionante. “Interpretar a poesia da Eduarda foi uma experiência maravilhosa! A emoção foi real. Senti como se eu tivesse representando todas as pessoas que sofrem com o mal descrito no poema. Amei o festival e o passeio, foram momentos inesquecíveis”, disse. Eduarda compartilhou o sentimento do amigo. “Foi uma experiência incrível e enriquecedora. Cada poesia, a forma com que cada autor e intérprete se expressava, a organização, as apresentações musicais, foi tudo perfeito. Amei participar, me acrescentou muito. A cada poesia recitada um arrepio diferente. Simplesmente sensacional!”, elogiou.

O diretor do Campus Pádua, Arthur Rezende, também não poupou elogios aos estudantes e à professora. “A literatura liberta os sentimentos e emoções! É fundamental oportunizarmos esse espaço para o protagonismo de nossos estudantes. Parabenizo aos alunos Rômulo e Eduarda pelo brilhantismo no evento e parabenizo também nossa professa Andressa pelo empenho com os estudantes”, concluiu.