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Direção-Geral do IFF Pádua divulga balanço das ações da gestão no período 2016-2024

por Comunicação Social do Campus Itaperuna com Comunicação Social do Campus Santo Antônio de Páduaana.viana@iff.edu.br publicado 02/04/2024 10h27, última modificação 02/04/2024 12h07
O IFF está em fase de transição de equipes gestoras em seus campi e na Reitoria, e a previsão é que os novos diretores-gerais e o novo reitor tomem posse dos cargos neste mês de abril.
Inauguração do Prédio Administrativo do IFF Pádua

Registro da inauguração do Prédio Administrativo do IFF Pádua, em 2023

A Direção Geral do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Santo Antônio de Pádua, em conjunto com suas diretorias de Ensino e de Planejamento Institucional, divulgou um balanço final de ações realizadas ao longo de todo o seu período de gestão, compreendido entre os anos de 2016 e 2024.

Atualmente, o Instituto está em fase de transição de equipes gestoras em seus campi e na Reitoria. A previsão é que os novos diretores-gerais e o novo reitor do IFF, o professor Victor Saraiva, todos eleitos em processo eleitoral realizado em dezembro de 2023, tomem posse dos cargos neste mês de abril. No IFF Pádua, o diretor-geral Arthur Rezende da Silva deixa o cargo após oito anos à frente da gestão do campus e quem assume é o servidor técnico-administrativo em Educação Theo Bravo.

Veja na íntegra o balanço da gestão do IFF Pádua

Este breve documento tem o objetivo de materializar um balanço das ações de um período correspondente de abril de 2016 a abril de 2024. Nesses 8 anos foram muitas realizações, aprendizados, superações! Sendo assim, cientes de que a “memória é uma ilha de edições”, portanto, limitada, segue o registro de algumas ações de um período tão intenso!

Foram 533 alunos concluintes do Ensino Médio Integrado; 149 dos cursos técnicos concomitantes/subsequentes e 526 dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FICs).

1- Equipagem dos laboratórios de Física/Química/Biologia, além dos laboratórios de Edificações e Automação Industrial por meio de emendas parlamentares;

2- Implantação do Laboratório de Cultura, um espaço para promover as ações artísticas e culturais dos alunos e servidores. Também um espaço concretizado a partir de emendas parlamentares;

3-Construção do Protocolo/Recepção do campus Santo Antônio de Pádua; da nova sala para a coordenação de tecnologia da informação e do bicicletário;

4- Instalação dos cursos técnicos concomitantes em Edificações e Automação Industrial para a consolidação do turno Noturno do Campus Santo Antônio de Pádua;

5- Criação dos curso técnico em administração via itinerário formativo, cujo intuito também foi o de consolidar o turno noturno da instituição;

6- Abertura do primeiro curso superior do Campus, o Bacharelado em Administração;

7- Instalação do Laboratório de Administração, uma inovação pedagógica e de integração;

8- Solidificação de um dos princípios dos Institutos Federais, qual seja: o diálogo com o território. Enquanto um equipamento público, nosso campus sediou inúmeros eventos da região, sejam conferências de saúde, de educação, de autismo, prefeitura municipal de Santo Antônio de Pádua, formaturas de instituições de ensino, eventos das empresas locais, alcançado o número aproximado de 170 empréstimos do auditório formalizados por ofício.

9- Fundação da Diretoria de Planejamento Institucional, nos idos de 2016, numa atitude visionária e inédita à época para o IFF, a fim de institucionalizar a cultura do planejamento estratégico no campus;

10 - Inauguração do agora Centro de Referência de Cordeiro, fortalecendo as ações que se iniciaram em 2014, à época, Unidade de Formação Cordeiro;

11- Reforma do prédio que abriga o Centro de Referência de Cordeiro e compra de mobiliário para a referida instituição;

12-Formalização da Parceria com a FAPERJ, subsidiando o fomento à pesquisa no campus com bolsas para os estudantes custeadas com recursos estaduais;

13- Construção do novo prédio de Almoxarifado/administrativo no Campus Santo Antônio de Pádua;

14- Constituição do Espaço de Convivência para os colaboradores terceirizados do campus Santo Antônio de Pádua;

15- Compra de novo equipamento moderno para videoconferência;

16- Novo micródromo (próximo à sala de reuniões) com computadores modernos a fim de atender mais as atividades de pesquisa de estudantes e servidores;

17- Compra de 126 Placas fotovoltaicas a fim de gerar redução de energia elétrica para o campus;

18- Obra de acessibilidade do campus, com a instalação de piso tátil e adequação do piso principal;

19- Emenda parlamentar, em 2024, no valor R$600.000,00 para compra de um novo microônibus para as ações extensionistas do Campus Santo Antônio de Pádua.

20- Compras de exemplares novos para a biblioteca do campus no valor de R$112.808,82

21- Consolidação do setor NAPNNE com espaço próprio e equipe (mediadores e coordenação com FG1).

22- Compra de equipamentos e mobiliário para o Espaço de Convivência do Estudante, planejado para ser alocado na atual sala de administração em virtude da transferência da referida diretoria para o novo prédio do Almoxarifado;

23- Criação da Bolsa Atleta para fomentar as atividades esportivas do Campus;

24- Criação do evento acadêmico Semana de Iniciação Científica e Cultural do Campus (SACAIFF) com sua 1º edição realizada em 2017.

Arthur Rezende da Silva, diretor-geral do IFF Pádua:

"E nessa caminhada de 8 anos na honrosa função de diretor geral deste IFF Pádua, nas cordas bambas, na luta política sem pausa, constatei a máxima de Certeau (2014): Como sempre acontece, foi preciso pagar para entrar. Limiar histórico da beatitude: só existe história onde há um preço a pagar. O repouso só se alcança mediante esse tributo. Foram 8 anos de muito trabalho, aprendizado, insônia, cobranças, desafios, como a pandemia da COVID-19 e ausência de incremento orçamentário e de pessoal. Mas, independentemente disso, não nos faltou disposição para colaborarmos com o IFF Pádua e com o Centro de Referência de Cordeiro.

Agradeço a todos os meus colegas, coordenadores e diretores, que estiveram comigo neste ciclo de 8 anos. Agradeço, imensamente, à comunidade do IFF Pádua ao me confiar, em 2016 e em 2019, uma função tão honrosa e desafiadora que foi ser diretor-geral de um campus em implantação. Desejo os mais sinceros votos de realizações para o colega Theo Bravo, novo diretor-geral do IFF Pádua, e para Victor Saraiva, novo reitor do IFF. Obrigado, comunidade do IFF Pádua!”

Roberto da Silva Lanes Filho, diretor de Planejamento Institucional:

"Assumi, no ano de 2020, os desafios de atuar na Diretoria de Planejamento Institucional, momento difícil em que atravessávamos a pandemia de Covid, vindo a substituir a professora Camila Romero, que tão brilhantemente atuava na equipe. A institucionalização do planejamento enquanto setor estratégico no campus - reforçada com a existência de uma direção para o assunto - foi uma decisão acertada do período de gestão do diretor-geral Arthur Rezende. Ela foi, e é, fundamental para o aperfeiçoamento da cultura de planejamento no Campus Santo Antônio de Pádua.

Durante esse período, a equipe gestora avançou em ferramentas e metodologias para pensar o futuro do campus e documentar seu planejamento, contribuindo para um planejamento mais democrático e com a transparência que as publicações e o monitoramento propostos pela reitoria deste período proporcionaram. Hoje, a nova equipe gestora assume com o mesmo desafio que assumi em 2020, de aperfeiçoar o que já era feito e contribuir para que seja, cada vez mais, presente a cultura do planejamento, da participação e da transparência na gestão pública."

Georgia Maria Mangueira de Almeida, diretora de Ensino:

"Cheguei ao campus em dezembro de 2017, por meio de uma redistribuição oriunda do Instituto Federal do Espírito Santo para o Instituto Federal Fluminense. Nas conversas iniciais com o Diretor Geral Arthur Rezende, eu realizei tratativas para começarmos um curso superior no campus. Em 2018, ao assumir a coordenação do curso técnico em Administração, junto ao Núcleo Docente Estruturante, consolidamos a oferta dos Cursos Iniciais de Formação Continuada, pertencentes ao Curso Técnico de Administração Subsequente, por meio do Itinerário Formativo. Uma inovação na Rede Federal, sob a chancela da Pró-Reitoria de Ensino.

Em 01 de agosto de 2019, à convite de Arthur Rezende, eu assumi a responsabilidade de conduzir a Direção de Ensino e Políticas Estudantis do campus Pádua, que incluía o então Centro de Referência de Cordeiro. Aumentamos as visitas à Unidade, por meio da assessoria necessária, e assim acompanhei a evolução até tornar-se Centro de Referência de Cordeiro.
Em paralelo, iniciei uma pesquisa interna a fim de verificar a adesão à oferta de um Curso Superior. E no ano seguinte, em 2019, foi instituída a comissão responsável pela elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado de Administração, que devido ao período pandêmico, tem sua primeira turma em 2023.

Posso afirmar que a elaboração dos calendários Acadêmicos do Centro de Referência de Cordeiro e do campus Santo Antônio de Pádua, em toda comissão instituída, ao longo desses 4 anos, assumiu o compromisso em ofertar o ano letivo dentro do ano civil.

A cada chegada de cada novo servidor, seja Técnico-Administrativo em Educação, seja Docente, era realizada uma calorosa ambientação, por meio dos servidores responsáveis pelos setores e diretores, a fim de trazer relevantes informações do funcionamento do campus e dos setores, que pudessem viabilizar um acolhimento humanizado e orientação necessária diante do cotidiano do campus. Foram duas edições do evento intitulado: Ambientação dos Servidores Ingressantes - IFF Pádua.

Outras ações marcaram a gestão do ensino e políticas estudantis, ao longo desses 4 anos e meio à frente da Direção: 

  • apoio na construção dos parâmetros complementares ao Anexo III da Regulamentação da Atividade Docente no Campus Santo Antônio de Pádua;
  • organização e execução do I e II Colóquios Sobre Qualidade da Educação;
  • participação na organização de inúmeros eventos de caráter transversal ao currículo dos cursos ofertados no campus;
  • participação na elaboração de minuta das Normas de Vestimenta para o Campus Santo Antônio de Pádua;
  • participação em comissões e grupos de trabalho relativos que viabilizassem a efetivação do Plano do Ensino Remoto Emergencial e das Atividades Pedagógicas Não Presenciais , ao longo do período pandêmico;
  • participação na consolidação do Laboratório de Administração do Campus Santo Antônio de Pádua;
  • participação nas últimas cinco edições do SACAIFF, como membro das comissões;
  • prover apoio para a implantação do Guia de Utilização e o Serviço de Referência da Biblioteca;
  • participação nas comissões de divulgação do Processo Seletivo, que objetivou ao longo dos anos o alcance de potenciais candidatos em toda a região circunvizinha, por meio de inúmeras estratégias;
  • contribuir com a organização da Semana de Acolhida e Boas Vindas aos estudantes veteranos e ingressantes a cada começo de ano letivo;
  • contribuir na Revisão do Manual Local de Atividades Complementares do Campus Santo Antônio de Pádua.
  • contribuir na elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Formação Inicial e Continuada em Recepcionista.
  • contribuir com o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Instituto Federal Fluminense - Campus Santo Antônio de Pádua.
  • ampliação de Bolsas de Monitoria;
  • acompanhamento da execução das Políticas Estudantis, por meio dos auxílios.

Estar à frente da Direção de Ensino e Políticas Estudantis era um exercício instigante de resiliência e de prontidão para oferecer atenção à comunidade acadêmica: alunos, pais e servidores; para a condução de atividades burocráticas; com diálogos com o território e com a Reitoria; e muito planejamento em meio ao cotidiano intenso e mutável do campus.

O Campus Santo Antônio de Pádua se configura em desenvolvimento. E mesmo com poucos servidores, que estão distribuídos em dois locais, Cordeiro e Santo Antônio de Pádua, realizou muito, enquanto unidade da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Um cenário que defino como desafiador e ao mesmo tempo façanhoso. Sou grata pela oportunidade de ter tido tamanha responsabilidade, ao longo desses anos, e faço votos de sucesso à nova Direção de Ensino e Políticas Estudantis."