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TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Contas de E-Mail
Quem pode solicitar a criação de uma conta de e-mail institucional?
Aposentados, docentes, estagiários, pensionistas, TAEs e terceirizados.
Como criar uma conta de e-mail institucional?
Após conhecer o número da sua matrícula SIAPE, basta dirigir-se à Coordenação de TI do seu campus e solicitar a criação da conta de e-mail.
Em caso de terceirizados, que não possuem matrícula SIAPE, será necessário que sua chefia imediata solicite a criação de uma conta de e-mail por meio da abertura de um chamado na Central de Serviços.
Sou servidor em cooperação técnica no IFFluminense e não foi possível criar meu e-mail institucional pela TI do meu campus de exercício, como devo proceder?
Verifique junto à Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) da Reitoria se seu cadastro no SUAP está completamente preenchido com informações sobre seu campus de lotação, campus de exercício e setor. Caso seu cadastro esteja incompleto, solicite que a DGP repasse estas informações à DGTI para que seu cadastro no SUAP seja atualizado e seja possível a criação de seu e-mail.
Existe algum padrão para criação do nome de usuário da conta de e-mail institucional?
De acordo com a Regulamentação do Uso do Correio Eletrônico Institucional e Normatização das Regras para Funcionamento o nome de usuário das contas de usuário individual de e-mail deverá obedecer ao padrão prenome.sobrenome@iff.edu.br conforme normas definidas no documento de referência Padrão de Formação de Endereços de Correio Eletrônico Caixas Postais Individuais – ePing.
Esqueci a senha do meu e-mail ou desejo alterá-la, como devo proceder?
É possível alterar a senha da sua conta de e-mail institucional por dois meios:
- Acessando o SUAP, na opção Tec. da Informação→E-mail→Trocar Senha.
- Por meio do próprio webmail institucional, na opção Configurações→Senha.
O espaço da minha conta de e-mail está se esgotando, o que devo fazer?
As contas de e-mail padrão possuem uma quota de 2GB, portanto, se o espaço da sua conta estiver se esgotando, é necessário excluir mensagens antigas da Caixa de Entrada, Enviados, Spam e Lixeira.
Casos excepcionais podem ser avaliados e passíveis de upgrade, desta forma servidores em cargo de gestão, e responsáveis por contas de e-mail departamentais podem requisitar o aumento da quota por meio da abertura de chamado na Central de Serviços.
Como posso configurar minha conta de e-mail no celular ou em outro cliente?
Para configurar a conta de e-mail institucional no celular ou em outro cliente, inclusive para receber as mensagens em outra conta de webmail pessoal, basta utilizar as informações abaixo:
Servidores de entrada:
IMAP: O protocolo IMAP é a recomendação do IFF para clientes de e-mail. Uma vez que ao utilizar este protocolo, seu email estará totalmente sincronizado com a nuvem. Ou seja, se você marcar uma mensagem como lida em algum dispositivo automaticamente outros dispositivos que estão utilizando o IMAP também serão sincronizados com essa informação. Essa configuração traz muito mais flexibilidade e permite que você tenha todos seus emails sincronizados entre todos os dispositivos. Inclusive seus emails enviados. Ter seus emails configurados como IMAP permite que você possa acessar seu Webmail e ver todas mensagens exatamente da forma que você deixou em seu programa cliente de e-mail.
- Protocolo: IMAP
- Servidor IMAP: mail.iff.edu.br
- Porta: 143
- SSL: STARTTLS
POP3: Este protocolo quando utilizado faz o download das pastas selecionadas e remove as mensagens do servidor. De forma resumida, este protocolo apenas baixa as mensagens, mas não é capaz de sincronizar informações com o servidor. Isso significa que se você baixar uma mensagem no seu programa cliente de e-mail e acessar seu e-mail posteriormente pelo Webmail você não conseguirá visualizar esta mensagem.
Quando essa configuração é utilizada, por padrão ocorre a remoção das mensagens no servidor logo após serem baixadas.
- Protocolo: POP3
- Servidor POP3: mail.iff.edu.br
- Porta: 110
- SSL: STARTTLS
Servidor de saída:
- Servidor SMTP: mail.iff.edu.br
- Porta: 587
- SSL: STARTTLS
Não consigo enviar ou receber alguns tipos de arquivo no e-mail, o que pode estar errado?
Por questões de segurança, o e-mail institucional não permite envio e recebimento de arquivos executáveis ou que contenham macros. Caso seja necessário enviar ou receber estes tipos de arquivos, alternativamente, você poderá compartilhar seu documento utilizando um serviço de armazenamento em nuvem como o IFF Drive ou outro similar.
Qual o tamanho limite de arquivos que posso anexar em um e-mail departamental?
Você pode enviar e receber anexos com até 20 MB. Se você quiser enviar vários anexos, o tamanho total deles deverá ser de até 20 MB. Para enviar arquivos com tamanho superior a este, você pode adicioná-los ao IFF Drive e compartilhar seu link com as pessoas interessadas.
Existe limite de destinatários para envio de e-mails?
Sim. Para evitar que domínio @iff.edu.br caia em listas de spam, o limite de envios é de 500 destinatários por dia. Caso seja necessário ultrapassar este limite, é possível solicitar a criação de uma lista de e-mails automatizada. Veja aqui o serviço.
Recebi uma mensagem informando sobre ocorrências na minha conta de e-mail institucional. O que devo fazer?
A mensagem que você recebeu explica o motivo da ocorrência e será necessário que você registre ciência sobre ela. Para isso, acesse o SUAP e, na página inicial, na área Fique atento clique no aviso vermelho que informa sobre o ocorrido. Você será encaminhado para outra tela onde poderá ler a mensagem na íntegra e registrar ciência.
Minha conta de e-mail foi bloqueada, o que pode ter ocorrido e como posso recuperá-la?
Sua conta de e-mail foi bloqueada por exceder o limite de envio de 500 mensagens por dia. Caso não tenha sido você quem realizou os envios, provavelmente sua conta teve a senha comprometida.
Geralmente esse fato se dá pela utilização das mesmas credenciais de acesso em sites externos que sofreram vazamento de dados, pela utilização de uma senha de fácil dedução, ou ainda pelo envio das credenciais respondendo algum e-mail fraudulento.
Se este for o seu caso, recomendamos a troca para uma senha de maior complexidade, e que nunca tenha sido utilizada em nenhum serviço. Salientamos que a DGTI nunca solicita usuário e senha de nenhum serviço.
Para recuperar o acesso da sua conta, é necessário abrir um chamado na nossa Central de Serviços por meio do endereço https://centraldeservicos.iff.edu.br/.
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Para saber informações sobre listas de e-mail automatizadas, clique aqui.