CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Linha Temática: Podcasts e Educação

por Bruno Freitas publicado 26/10/2001 10h30, última modificação 12/08/2023 09h50

Proposta e relação ensino-aprendizagem

Enquanto projeto de extensão, o ThaumaCast propõem a utilização das possibilidades educacionais de um podcast para construir relações que envolvam os estudantes de modo a integrar conhecimentos curriculares com ações extensionistas, criando dessa forma caminhos alternativos para a produção de saberes de maneira democrática e coletiva. Esta linha temática tem por objetivo a construção de um diálogo entre  alunos e professores sobre conteúdos e temas relacionados aos podcasts e o ensino-aprendizagem.

Como agregador de iniciativas que seguem nessa direção, aqui você também encontra podcasts que possuem algum tipo de relação com a educação e mais especificamente com o processo de ensino-aprendizagem. É o caso dos podcasts Ambiencast, Cadeia Produtiva, ThaumaCast: Podcasts e Educação e Drops Semanal, sendo este último conduzido por alunos e alunas do Curso Técnico Integrado de Química do IFFluminense Campus Bom Jesus.

O AmbienCast é fruto da pesquisa de mestrado da jornalista Erika Vieira, orientada pelo professor Breno Terra, por meio do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica oferecido pelo IFFluminense Campus Macaé. A produção dos episódios foi orientada pela pesquisadora, Erika Vieira, e pelos professores do IFF Campus Bom Jesus: Carlos Dambroz, Fabrício Pereira, Maria Otília Moura e Daniel Coelho. Participaram da pesquisa os estudantes do segundo ano do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente do IFF Bom Jesus durante o ano letivo de 2021.


ThaumaCast: Podcast e Educação

ACESSE AQUI PARA OUVIR TODOS OS EPISÓDIOS

O ThaumaCast: Podcasts e Educação traz para você discussões importantes sobre pautas que interessam a alunos e professores. Questões que muitas das vezes se tornam maiores do que o tempo disponível em sala de aula. Por isso, aqui você encontra um bate papo leve e descontraído entre alunos, professores e convidados especiais que juntos constroem um conhecimento profundo e com linguagem acessível.

Cadeia Produtiva, um Podcast Gastronômico é um Trabalho de Conclusão de Módulo do curso Tecnólogo em Gastronomia do IFF Campos Cabo Frio criado por William Gil Guimarães. Nessa minissérie dividida em três episódios, o foco central será os temas abordados e discutidos na disciplina História da Fome no Brasil, do professor e orientador desse projeto Vinícius Teixeira.