CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Capacitação

Alunos egressos retornam ao IFF Bom Jesus para ministrar atividades da Mostra do Conhecimento

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 31/10/2022 08h30, última modificação 31/10/2022 11h32
Diversas oficinas, palestras e minicursos foram protagonizadas por ex-alunos da instituição.
Egressos do Curso Técnico de Alimentos participaram de mesa redonda

Profissionais conversaram com os participantes sobre atuação profissional, escolhas e mercado de trabalho.

A Mostra do Conhecimento é o maior evento do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana. Fruto do trabalho de muitas mãos, sempre conta com a parceria daqueles que passaram pela instituição, deixaram suas marcas e levaram um pouco dela consigo. Neste ano, com o retorno à presencialidade, não foi diferente: a programação contou com a participação de vários ex-alunos, que retornaram para compartilhar conhecimento e experiência por meio de oficinas, palestras, minicursos e até conversas informais pelos corredores do campus.

A participação dos saudosos estudantes começou desde a cerimônia de abertura, com a apresentação do Hino Nacional na doce voz de Alice Bartholazi, técnica em Alimentos pelo IFF Bom Jesus. Rodrigo Flausino, egresso do Curso Técnico em Informática, foi um dos convidados para a programação. Ele integra o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro e ministrou uma oficina sobre primeiros socorros. Recordando que há dois anos participava do evento como aluno, ele expressou a alegria de poder voltar como profissional. “Oferecemos uma oficina prática sobre situações que podem vir a acontecer a qualquer momento, que são os primeiros socorros. Nunca sabemos quando vamos precisar, então é bom estar pronto. Poder participar como instrutor nesse evento, em menos de um ano de formado no IFF e poucos meses formado pelo bombeiro, é uma grande honra, uma grande experiência”, disse.

A nutricionista Paula Tavares está no mercado de trabalho há mais tempo. Ela ingressou no IFF em 2008, no Curso Técnico em Agroindústria, e conta que foi na instituição que se inspirou para decidir a profissão escolhida. Passou pela faculdade, mestrado, atuou como professora substituta para o curso de Nutrição na UFES, foi nutricionista do Hospital São Vicente de Paulo, em Bom Jesus do Itabapoana, e atualmente se dedica aos pacientes. Ela compartilhou sua experiência durante a mesa redonda que reuniu egressos do Curso Técnico em Alimentos e encorajou os presentes a não temerem o futuro. “Foi muito gratificante, poder incentivá-los a não terem medo do novo, das escolhas de vida profissional que virão. Como falei, nunca é tarde para mudar”, afirmou, enfatizando que é possível promover mudanças mesmo depois de anos de atuação profissional.

Orgulho é sempre o sentimento dos educadores que viram tantos alunos criarem asas. “O sentimento deles quando recebem o convite e retornam é de gratidão e o nosso sentimento, quando recebemos esses alunos e observamos o amadurecimento, a evolução deles, assistindo eles ali como palestrantes, é de um orgulho que não cabe, é gigante”, expressa a diretora de Pesquisa e Extensão do Campus Bom Jesus, Sheila Abrahão Loures. Além das 11 atividades oferecidas por ex-alunos, a III Feira de Oportunidades também contou com a participação de egressos.

A X Mostra do Conhecimento integrou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e foi realizada com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.