CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

IFF Bom Jesus conclui mais uma edição da Mostra do Conhecimento

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 21/10/2024 20h39, última modificação 21/10/2024 21h04
Neste ano, cinco eventos foram realizados concomitantemente no campus entre os dias 14 e 19 de outubro.
Premiação IFF Intercursos

Premiações marcaram o encerramento das programações da semana de eventos.

Mais uma edição da tradicional Mostra do Conhecimento foi concluída com sucesso no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana. A programação, que durou toda a semana e preencheu os três turnos de funcionamento da instituição, foi encerrada no último sábado, dia 19 de outubro, com a premiação dos melhores trabalhos da Mostra Científica e dos campeões das Olimpíadas IFF Intercursos.

Como de costume, a Mostra ofereceu uma programação diversa, com atividades para todos os interesses e idades. Aberta ao público, neste ano ampliou a atuação e incluiu, além da V Feira de Oportunidades e das Olimpíadas, outros dois eventos importantes do campus: o 3º Se Atualiza, Cientista! e a 4ª Semana de Engenharia, Computação e Gestão, organizados pelos cursos superiores da unidade.

Uma das características marcantes da Mostra do Conhecimento é a participação de egressos, que retornam à casa não só para rever os servidores e matarem a saudade, mas também para viverem o outro lado da experiência que tiveram enquanto alunos da instituição: ministrar palestras, participar de mesas redondas e compartilhar conhecimento e vivências em suas áreas de atuação.

Encontro de gerações: egressos retornaram ao IFF para ministrar atividades na Mostra e inspirar os atuais alunos.O futuro médico veterinário João Mateus Ferreira Ribeiro, egresso do Curso Técnico Integrado em Agropecuária e graduando da Universidade Estadual Norte Fluminense (UENF), conta que viveu uma mistura de sentimentos ao voltar como palestrante e se recorda de uma importante decisão tomada durante a VI Mostra do Conhecimento. “Foi em uma palestra da Mostra, no ano de 2018, que decidi cursar Medicina Veterinária. Retornar hoje e poder compartilhar conhecimentos obtidos nesses sete períodos cursados na graduação é gratificante. Espero ter plantado neles a mesma semente que germinou em mim. É muito bom colher os frutos dos estudos, é ter certeza que a educação é libertadora”, compartilhou o estudante, que ministrou a palestra “Boas Práticas de Manejo na Equinocultura”.

Alguns discentes do IFF Bom Jesus também foram convidados a ensinar durante a Mostra, como a estudante de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CTA) Brenda Pereira da Silva, para quem a experiência foi gratificante. Ao lado de outras colegas do curso, ela esteve à frente da oficina sobre uso de biomassa de banana verde. “Ver os alunos se surpreendendo com o sabor dos salgados e do pudim preparados com a biomassa foi um momento especial. Além de demonstrar as possibilidades de uso desse ingrediente versátil e nutritivo, foi recompensador perceber como eles se interessaram pela ideia de substituir ingredientes tradicionais por alternativas mais saudáveis”, avaliou. Para ela, a troca de conhecimentos e o impacto positivo causado nas percepções dos participantes tornaram a experiência enriquecedora.

Reitor prestigia Mostra do ConhecimentoO reitor do IFFluminense, Victor Barbosa, também marcou presença. Ele assistiu a algumas apresentações dos discentes, interagiu com eles e visitou salas temáticas, elogiando a atuação dos organizadores e participantes. “Fiquei impressionado com a quantidade de alunos participando e ficamos muito satisfeitos em ver o campus vivo, com toda essa integração entre os cursos, entre os colegas servidores e estudantes. Conseguimos ter uma instituição realmente viva nesses momentos, mostrando o fruto do trabalho dos alunos, feito ao longo do processo formativo deles. Fiquei muito feliz em ver o entusiasmo deles. É assim que a gente consegue fazer educação”, parabenizou.

Participando pela segunda vez, a aluna Milena Mello Franco dos Santos, do Curso Técnico Integrado em Alimentos, escolheu atividades da área para acompanhar. Um dos destaques foi a aula show de uso de Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc), ministrada pelo professor Alcyr Viana, do IF Goiano. “Ele tem grande conhecimento sobre a área e deu uma diversificada no que aprendemos, já que as Panc são conteúdo de aula. Abriu mais nossas noções sobre esses alimentos, então foi muito relevante para nós”. Durante a atividade, o professor ensinou os a produção de massas utilizando Panc, como ora-pro-nóbis. A capacitação foi especialmente importante para os alunos do Curso Técnico em Alimentos, que foram desafiados a criar receitas utilizando as Panc nas Olimpíadas Gastronômicas, também realizadas durante a Mostra.

O diretor-geral do Campus Bom Jesus, Leandro Pereira Costa, demonstrou sua satisfação em ver a repercussão de mais uma edição do evento e demais iniciativas realizadas concomitantemente. “Esses momentos de aprendizagem e socialização são essenciais para a vida acadêmica de nossos estudantes. As apresentações dos projetos de pesquisa e extensão nos mostram como estamos contribuindo para a formação deles e com a comunidade, proporcionando desenvolvimento local”, orgulhou-se.

A diretora de Pesquisa e Extensão, Katia Kawase, enalteceu todos os envolvidos na organização e realização da Mostra do Conhecimento, que mais uma vez superou as expectativas. “Que possamos continuar proporcionando no próximo ano eventos que atendam as demandas acadêmicas e da comunidade, fortalecendo o Ensino, Pesquisa e Extensão”, desejou, agradecendo pela participação de todos.

A programação completa da XII Mostra do Conhecimento e a lista de trabalhos premiados na Mostra Científica estão disponíveis em https://eventos.iff.edu.br/mostradoconhecimento2024.

Para ver fotos e vídeos do evento, acesse o perfil do IFF Bom Jesus no Instagram: @iffbomjesus.