CAMPUS CAMPOS CENTRO

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Campos Centro > Painel do Estudante > Coordenação do NAPNEE – Núcleo De Apoio As Pessoas Com Necessidades Educacionais Especiais

Coordenação do NAPNEE – Núcleo De Apoio As Pessoas Com Necessidades Educacionais Especiais

por Ascom do campus publicado 19/01/2016 18h39, última modificação 01/02/2016 16h04

Oferece acompanhamento e apoio a estudantes que apresentem necessidades educacionais especiais (deficiência visual, auditiva, física ou mental), visando minimizar as dificuldades encontradas na adaptação e aprendizagem desses estudantes.

Das Atividades de Ensino:

Apoio aos professores (minicursos para adaptação de material didático, orientação). Aulas de reforço, com material didático adaptado, nas disciplinas de matemática, física, química, biologia, inglês, eletrônica digital e informática com monitores e bolsistas dos cursos de licenciatura e cursos superiores. Apoio aos alunos nas salas de aula. Apoio aos alunos na realização de provas e outras atividades acadêmicas em sala especial, quando necessário.

Adaptação de material didático para alunos com baixa visão e cegos. Participação nos processos seletivos (entrevistas c/ candidatos com necessidades educacionais especiais, adaptação de provas, orientação de fiscais e ledores).

Das Atividades de Pesquisa:

Pesquisa em Educação Inclusiva com Ênfase em Ciências da Natureza e Matemática: Elaboração de Material Didático Especializado e Formação Continuada de Professores. Tecnologias da Informação: Elaboração de Materiais Didáticos Especializados para Alunos com Deficiência Visual.

Das Atividades de Extensão:

Biblioteca Acessível.

Confecção de Mapas Táteis e Sua Aplicação no Ensino de História e Geografia. Produção e aplicação de materiais didáticos para alunos com deficiência visual. Produção de Material Didático em Áudio Para Alunos com Deficiência Visual. Inclusão Digital de Pessoas Com Deficiência Visual. Exposição Tridimensional: Uma Proposta de Ensino Inclusivo de Ciências.

Outras Ações
Curso de Braille
Curso de LIBRAS
BRH Acessível
Projeto Educar Para Ficar

Tem como objetivo, o desenvolvimento de ações que visem ao apoio neuropsicopedagógico aos estudantes do campus com dificuldades e/ou transtornos de aprendizagem, acolhendo-os em suas múltiplas necessidades, com vistas a sua permanência no ambiente escolar. O projeto conta com equipe de especialistas nas áreas de psicopedagogia, psicologia, terapia cognitivo comportamental, psiquiatria, fonoaudiologia, além de profissional de serviço social. A equipe é formada ainda por estagiária de serviço social, bolsista de apoio tecnológico e monitores.

Equipe Multidisciplinar:

Beatriz Barroso Vasconcelos
Diogo Henriques Cabral
Estevam Farias Sá
Josiane Azevedo Barreto Marques
Márcia Regina Chrysóstomo – Coordenadora do Projeto Educar para Ficar
Sirley Brandão dos Santos – Coordenadora

Contato: Sala 29 Bl A - 27262841