CAMPUS CAMPOS GUARUS

Astronomia

Aluna do campus Campos Guarus realiza visita técnica a observatório de Astronomia no Chile

por Comunicação Social da Reitoria publicado 01/07/2016 18h06, última modificação 01/07/2016 18h06
Késia de Oliveira Barbosa foi a primeira estudante do campus a visitar unidade do Paranal do Observatório Europeu do Sul (ESO), no Chile.
Astronomia em foco

Viagem ao Chile ocorreu de 20 a 26 de maio.

Késia de Oliveira Barbosa, de 20 anos, conheceu a unidade do Paranal do Observatório Europeu do Sul (ESO), no Chile, entre os dias 20 e 26 de maio. A estudante, que está no segundo período da Licenciatura em Música, é membro do Clube de Astronomia Louis Cruls (Calc), instituição responsável pelo Observatório do IFFluminense Jiri Vlcek, localizado no campus Campos Centro.

A visitação ocorreu nos moldes de uma visita técnica profissional, na qual os convidados permanecem hospedados no interior da unidade e possuem acesso a áreas que não são disponíveis a turistas. Além disso, Késia teve a oportunidade de conhecer diversos equipamentos novos e potentes no estudo da Astronomia, como o VLT (Very Large Telescopy, em inglês), telescópio que reúne o maior conjunto de telescópios ópticos do mundo em uma única localização.

Acompanhada por outros membros do Calc e pela mãe, Késia foi a primeira aluna do campus Campos Guarus a visitar uma unidade do ESO. Ela afirma que a experiência foi essencial para ampliar suas noções acerca da Astronomia e da forma como são realizados os trabalhos nesta área. “Ver de perto como funciona um dos maiores projetos astronômicos do mundo foi algo fantástico. Há uma troca gigantesca de conhecimento em uma simples conversa com qualquer cientista que atue lá dentro”, comenta.

Comunicação Social da Reitoria