CAMPUS CAMPOS GUARUS

Empreendedorismo

Alunos do campus Guarus fundam a 1ª Empresa Júnior do IFFluminense

por Comunicação Social da Reitoria publicado 02/06/2016 11h38, última modificação 02/06/2016 11h49
A fundação da Lignum Ambiental Júnior, do curso de Engenharia Ambiental do campus Campos Guarus, foi realizada na terça-feira, dia 31 de maio.
Fundação da primeira empresa júnior do IFFluminense.jpg

Fundadores da Lignum com gestores do campus Campos Guarus

A assembleia de aprovação do estatuto de fundação, eleição e posse da diretoria executiva da primeira empresa júnior do Instituto Federal Fluminense, realizada no auditório Roberto Jorge de Farias, contou com a participação do diretor de Pesquisa, Extensão e Inovação do campus Campos Guarus, Diego Santanna, do coordenador do Bacharelado em Engenharia Ambiental, Gilmar Costa, e de gestores da Reitoria.

Diego Santanna disse que a fundação da empresa júnior é um marco histórico, não só para o campus, como para todo o Instituto. “Nossas perspectivas em relação à empresa são as melhores. Os alunos são muito articulados e já estão em busca de parcerias com empresas. A Diretoria de Pesquisa, Extensão e Inovação está à disposição para ajudar no que for necessário”, afirmou.

O diretor de Internacionalização e Inovação do IFFluminense, Henrique da Hora, participou do evento, representando a Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação. “É importante ressaltar que o primeiro mestrado do Instituto foi na área de Engenharia Ambiental. A primeira empresa júnior também é nesta área, o que demonstra o compromisso do IFFluminense com a sustentabilidade”, destacou Henrique.

O presidente da Lignum Ambiental Jr, Lucas Soares de Carvalho, diz que o principal objetivo da empresa é proporcionar aos estudantes a preparação e a valorização necessárias ao futuro ingresso no mercado de trabalho. “Nós vemos a criação da empresa júnior como uma oportunidade de aplicar nossos conhecimentos teóricos na prática, adquirindo experiência profissional e de mercado. É muito importante para o nosso currículo sair da graduação com esse diferencial”, ressaltou Lucas.

A Lignum Ambiental Jr conta, em sua diretoria, com seis membros fundadores, alunos do 6º ao 10º período do Bacharelado em Engenharia Ambiental. A empresa, que está em conformidade com a Lei nº 13.267, de 6 de abril de 2016, que disciplina a criação e a organização das associações de empresas juniores, atuará na área de consultoria e planejamento ambiental para empresas, Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Cadastramento Ambiental Rural, promoção de palestras e minicursos voltados para a educação ambiental, licenciamento ambiental para empreendimentos de pequeno e médio porte, entre outros serviços.

Comunicação Social da Reitoria