CAMPUS CAMPOS GUARUS

Alunos do curso de Engenharia Ambiental participam de aula de campo

por Campus Campos Guarus com Comunicação Social da Reitoria publicado 21/09/2022 11h21, última modificação 23/09/2022 09h19
A atividade foi realizada na Escola Agrícola Antônio Sarlo, no dia 15 de setembro.
Alunos do curso de Engenharia Ambiental participam de aula de campo

O coordenador Gilmar e a professora Sandra acompanharam o grupo (Foto adaptada: ProgramaçãoVisual/IFF)

Os alunos que cursam a disciplina Introdução à Engenharia Ambiental do primeiro período do curso de Engenharia Ambiental do Campus Campos Guarus, acompanhados do professor e coordenador do curso Gilmar Santos e da professora Sandra Soares, participaram de uma aula de campo na Escola Agrícola Antônio Sarlo, em Campos dos Goytacazes, no dia 15 de setembro.

"O objetivo da atividade foi abordar os problemas relacionados ao meio ambiente no entorno da Escola Agrícola e possíveis soluções com utilização dos conhecimentos de Engenharia Ambiental", declarou Gilmar.

De acordo com o coordenador, os alunos puderam discutir sobre temas importantes abordados durante o curso, como, por exemplo:

√ Ao observar as margens do rio Paraíba e da lagoa do Jacu, os alunos puderam refletir a respeito dos impactos ambientais sobre os corpos hídricos, legislação ambiental, ocupação urbana desordenada em contraponto a políticas públicas do uso sustentável dos recursos hídricos.

√ Ao lado da termelétrica de Furnas foi introduzido o tema de geração de energia, com enfoque nas térmicas destacando o uso de combustíveis fósseis, assim como gerenciamento dos aspectos ambientais em usina, como a demanda por água, a emissão de efluentes líquidos e gasosos. Ressaltou-se que atualmente é necessário buscar fontes de energias renováveis, dentre essas tem ganhado destaque a utilização da energia solar.

√ Na Escola Agrícola Antônio Sarlo foi apresentado o projeto da horta comunitária sob as linhas de transmissão, destacando a importância da solução de problemas ambientais com enfoque social, no caso a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade incluídos no projeto, com possibilidade de contribuir no combate à insegurança alimentar. Em caminhada na área da escola observou-se o solo arado, discutiu-se o manejo e conservação do solo, destacando as técnicas de plantio direto e convencional. A temática recuperação de áreas degradadas foi abordada observando a revegetação de uma área impactada com a remoção do solo e vegetação posteriormente que recebeu o plantio de leguminosas arbóreas.