CAMPUS CAMPOS GUARUS

Notícias

PROEJA

Artigo sobre o Proeja no IFF é publicado em revista científica internacional

por Ascom IFF Guarus publicado 14/08/2025 16h06, última modificação 18/08/2025 16h51
A publicação reforça a relevância acadêmica do IFF na discussão sobre políticas públicas e o papel da educação profissional e tecnológica na promoção de oportunidades para jovens e adultos.
Artigo sobre o Proeja no IFF é publicado em revista científica internacional

 O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), desenvolvido pelo Instituto Federal Fluminense (IFF),  ganhou destaque internacional em publicação científica. O artigo “Educação profissional e tecnológica para jovens e adultos: analisando o Proeja no âmbito do IFF” foi aceito pela Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (RIAEE), periódico internacional classificado no estrato Qualis A1, e discute os avanços e desafios dessa política educacional. A temática é objeto de debates em todo o mundo, já que a integração entre a formação básica e a qualificação profissional é vista como estratégica para ampliar oportunidades e promover inclusão social.

 A pesquisa foi desenvolvida por Saionara Rosa da Cruz, Pedagoga e Doutora em Sociologia Política, vinculada ao Instituto Federal Fluminense (IFF), Campus Campos Guarus, em coautoria com o Professor Dr. Marlon Gomes Ney, então seu orientador, da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). O estudo analisa a implementação do Proeja no Instituto Federal Fluminense, abordando questões como a oferta de vagas, a infraestrutura necessária e a formação docente, fatores essenciais para a consolidação dessa modalidade no contexto local.

 "Este trabalho é fruto de muito estudo, dedicação e esforço, resultado de uma caminhada construída com compromisso e amor pela Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT). Que ele possa inspirar reflexões e contribuir para o fortalecimento de políticas educacionais inclusivas e transformadoras”, comemorou Saionara.

Leia o artigo completo em:   https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18354