CAMPUS CAMPOS GUARUS

Setembro Amarelo

Campus Guarus promove palestra sobre suicídio

por Comunicação Social da Reitoria publicado 01/10/2018 11h10, última modificação 01/10/2018 11h10
O evento fez parte da programação do mês mundial de prevenção ao suicídio
Campus Guarus promove palestra sobre suicídio

O evento fez parte da programação do mês mundial de prevenção ao suicídio

O Campus Campos Guarus recebeu no último dia 27 de setembro a palestra intitulada “Suicídio: falar é a melhor solução”, ministrada pela médica psiquiatra Laura Andrade Damian. Trata-se de uma ação no âmbito da educação em saúde, organizada pelo Núcleo de Assistência à Saúde do campus, que visa despertar e orientar toda a comunidade escolar para as questões relativas à saúde mental. O evento fez parte da programação do mês mundial de prevenção ao suicídio: Setembro Amarelo.

A diretora de Políticas Estudantis e Desenvolvimento de Pessoas do campus, Edilamar Viana, destacou que o evento "foi um momento de aprendizado, troca de experiências e reflexão sobre a importância de estarmos atentos ao outro e, ao primeiro sinal de sofrimento psíquico, orientarmos a procurar por atendimento especializado com psiquiatras e psicólogos.”

Edilamar ressaltou que o Campus Campos Guarus possui em sua equipe multiprofissional um psicólogo, médico e técnicos em enfermagem para atender os alunos que precisarem de ajuda.

O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, de iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.

O CVV disponibiliza um número de prevenção ao suicídio, o 188. As ligações são gratuitas a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular, provenientes de qualquer cidade do Brasil.