CAMPUS CAMPOS GUARUS

Notícias

Engenharia Ambiental

Empresa Júnior do Campus Guarus é federada à Rede Organizada do Estado do Rio

por Comunicação Social da Reitoria publicado 04/09/2017 13h19, última modificação 06/09/2017 10h34
Membros da Lignum Ambiental Jr. se apresentaram em reunião mensal para mostrar a linha do tempo da empresa e atingir a federação.
Empresa Júnior do Campus Guarus é federada à Rede Organizada do Estado do Rio

Membros da Lignum Ambiental após federação a Rio Júnior

 A Lignum Ambiental, empresa júnior do Campus Campos Guarus, entrou para a Rede Organizada do Estado, a Rio Júnior, organização sem fins lucrativos que busca representar e desenvolver o Movimento Empresa Júnior (MEJ). A federação aconteceu no dia 05 de agosto, durante reunião mensal da federação, na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói-RJ.

 Na ocasião, o presidente da Lignum Ambiental Jr., Pedro Barbieri, e demais membros da equipe, apresentaram a linha do tempo da empresa, que é a primeira do IFFluminense a ser federada, na percepção organizacional e econômica.

 Pedro conta que, para fazer parte da Rio Júnior, a Lignum Ambiental precisou passar pelo Programa Único de Federação (PUF), que auxilia as empresas juniores a darem seus passos iniciais. “O processo é dividido em três níveis, que duram dois meses cada, e as EJs realizam atividades que promovem seu crescimento e estruturação. As empresas são avaliadas em cada nível a fim de avançarem para o próximo. Para a empresa, esse processo foi de extrema importância, o crescimento e maturidade que adquirimos ao longo do PUF foram imensos”, explica o presidente.

 Ele ressalta que uma empresa júnior que tem o constante suporte de outras instâncias possui maiores chances de potencializar seu crescimento: “O propósito do Movimento Empresa Júnior brasileiro é construir um Brasil mais empreendedor, que impacte a sociedade por meio dos projetos de suas EJs. Somos apenas a segunda Empresa Junior federada de todo o Norte e Noroeste Fluminense e essa é uma conquista muito valiosa, visto que temos pouco mais de um ano de fundação. Toda a equipe da Lignum Ambiental Jr. se esforçou muito para que isso se tornasse possível, fico extremamente feliz de ter participado deste momento único da história da empresa", completa Pedro Barbieri.

 Para Eron Terra, diretor de Projetos, "a federação  da Lignum é uma etapa muito importante alcançada, significa que em menos de um ano e meio estamos crescendo no cenário da Engenharia Ambiental em Campos e região. Estar federado demonstra que a Lignum Ambiental Jr. está preparada para novos desafios e para projetos cada vez maiores. É um sonho que foi realizado após muito esforço e dedicação! Gostaríamos de agradecer ao IFFluminense, a TEC Campos,  ao Polo de Inovação e à Diretoria de Internacionalização e Inovação por todo apoio e pela Bolsa de Incentivo ao Empreendedorismo", ressalta Eron.

 A Lignum Ambiental Jr., fundada em 18 de maio de 2016, atua na área de consultoria ambiental e vem realizando diversos projetos, como o Cadastro Ambiental Rural para proprietários de terra que querem legalizar sua propriedade; Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos em oficinas e estabelecimentos; Sistema de Recuperação de Ar Condicionado; Plano de Recuperação de Áreas Degradadas, entre outros. É importante salientar que a empresa júnior cobra 30% abaixo do valor do mercado, e mantém a qualidade dos serviços prestados com o apoio dos acadêmicos, tanto de engenheiros ambientais como de professores da instituição.