CAMPUS CAMPOS GUARUS

Robótica

Equipe de robótica do IFF Guarus conquista vaga na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

por Ascom IFF Guarus publicado 12/09/2024 21h00, última modificação 13/09/2024 13h40
Intitulada como Metabots, o projeto é fomentado pela FAPERJ e conta com a participação de cinco equipes.
Equipe de robótica do IFF Guarus conquista vaga na etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

O projeto conta com a participação de 17 estudantes e cinco professores

Estudantes do IFFluminense Campus Campos Guarus que integram as equipes de robóticas intituladas Metabots participaram da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), no ultimo fim de semana, em Cabo Frio. A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é destinada a estudantes brasileiros de 6 a 19 anos, matriculados em escolas públicas ou privadas do ensino fundamental, médio ou técnico.

Sobre a Etapa Regional:

O IFF Guarus participou com quatro equipes na modalidade prática no nível N2, destinada aos alunos do ensino médio com até 18 anos: Cyberdroids, Robotcraft, GoytaTech, ByTech. Essa olimpíada é dividida em 3 (ou 4) etapas: regional, estadual, nacional (e internacional). A etapa regional contou com 50 equipes inscritas.

Como premiação, a equipe Cyberdroids foi classificada para Etapa Estadual, que ocorrerá dia 21 de setembro, e a equipe  Robotcraft premiada com o Prêmio Maker, que consiste em medalhas aos alunos da equipe que criarem um robô com o maior número possível de peças feitas pelos próprios alunos, e com menor número possível de materiais prontos de kits.

De acordo com o professor e treinador das equipes, Rogério Avellar, a participação dos alunos neste evento vai além do ato de competir. "Eles estão há meses trabalhando em cima de um robô. São problemas novos, distintos e desafiadores, precisando por vezes além de usar muita criatividade, construir protótipos e usar de recursos que até então nunca haviam utilizado. Além de mim, que fui como treinador, foram os professores Leonardo Espírito Santo e Marília Dutra", conta Rogério.

Metabots:

Desde o ano de 2019, o FF Guarus conta com uma equipe de robótica composta por alunos do Ensino Médio destinada a engajar suas participações nas competições de robótica nacionais. Intitulada de Metabots, a partir do ano 2022, além do reconhecimento obtido, o projeto colabora para as taxas de permanência e êxito dos seus integrantes, além de impulsionar a verticalização da formação por meio de cursos superiores.

Atualmente a equipe conta com 5 equipes (17 estudantes no total) e 5 professores responsáveis. O projeto é fomentado pela FAPERJ e possui apoio do Sicoob, RC Logística e Compensados & Cia, Lab IF Maker do IFFluminense campus Campos Guarus.