CAMPUS CAMPOS GUARUS

Competição

Equipe IFFiltrados vence o II Torneio de Programação e Robótica

por Comunicação Social da Reitoria publicado 07/12/2023 08h32, última modificação 13/12/2023 11h18
Evento foi organizado e sediado pelo IFF Campus Campos Guarus.
Equipe IFFiltrados vencem II Torneio de Programação e Robótica

Equipe do Campus Macaé vencem competição de robótica (Foto: Divulgação/IFF)

O Instituto Federal Fluminense Campus Campos Guarus sediou o II Torneio de Programação e Robótica (TPR), no dia 08 de novembro. O evento fez parte da programação do X Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe), que ocorre todo ano no campus.

O Torneio contou com a participação de 9 equipes de 6 diferentes campi, sendo eles os Metabots, do Campus Campos Guarus; Às de Espada, do Campus Itaperuna; Embarcando 001 e Embarcando 002, do Campus Campos Centro; Hefestos e Mecanimais, do Campus Cabo Frio; IFFiltrados, do Campus Macaé; e os SJBots 1 e SJBots 2, do Campus São João da Barra.

Muitas destas equipes são apoiadas pela Faperj, por meio do Edital N° 23/2022. "Esse edital foi fundamental para algumas equipes serem formadas, pois permitiu a compra de materiais permanentes, consumo e bolsas para alunos", destaca Rogério de Avellar, professor de Informática do Instituto e também coordenador do Labmaker do Campus Campos Guarus.

Na abertura do Torneio foi apresentada a sua história e a trajetória dos Metabots, a equipe do Campus Campos Guarus, que se iniciou em 2019, mas que durante a pandemia não puderam continuar, retornando em 2021, ainda no sistema remoto de ensino, como uma equipe mista, formada também por alunos do Campus Campos Centro. Nesse ano de reinício e mesmo diante todas as dificuldades, os Metabots conseguiram ficar em 1° lugar na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

No II Torneio de Programação e Robótica, que seguiu os moldes da OBR, os IFFiltrados, equipe do Campus Macaé, levou a medalha de ouro para casa, pelo primeiro lugar na competição. Em segundo lugar ficaram os Hefestos, do Campus Cabo Frio e em terceiro os SJBots, do Campus São João da Barra.

Outras informações podem ser acessadas AQUI