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Estágio de Doutoramento fortalece pesquisa e parcerias entre Brasil e Portugal

A Pesquisadora Saionara Rosa na Universidade do Minho, em Portugal
Entre outubro de 2024 e janeiro de 2025, um estágio de doutoramento científico avançado no Centro de Investigação em Educação (CIEd) do Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Braga, Portugal, realizado pela Coordenadora de Políticas Educacionais do Campus Campos Guarus, Saionara Rosa, consolidou importantes avanços na pesquisa acadêmica e nas parcerias internacionais entre Brasil e Portugal. A experiência, realizada sob a supervisão da Professora Doutora Joana Casanova, representou um marco para a pesquisa desenvolvida no doutorado em Sociologia Política na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e para a atuação na área de políticas educacionais no Instituto Federal Fluminense – Campus Campos Guarus.
Durante o período, diversas atividades acadêmicas e eventos científicos internacionais proporcionaram um aprofundamento nas discussões sobre políticas educacionais, fortalecendo o diálogo entre as realidades brasileira e portuguesa. Como um dos principais frutos desse intercâmbio, a Professora Doutora Joana Casanova foi formalizada como co-orientadora da tese de doutorado intitulada “O Engajamento dos Estudantes dos Cursos Técnicos Integrados à EJA-EPT no IFFluminense”, promovendo uma abordagem interdisciplinar e comparativa sobre a temática.
A experiência também reforça o compromisso das instituições envolvidas com a internacionalização do ensino superior e o fortalecimento das práticas pedagógicas. "O apoio institucional, representado pelo incentivo do orientador, Professor Dr. Marlon Ney, do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP) da UENF, Professor Dr. David Maciel, bem como da Diretora Geral do campus Campos Guarus, Daniela Balduino, e do Diretor de Ensino, Prof. Jonathan Velasco, foi essencial para viabilizar a participação nesse estágio. Além disso, o suporte financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) demonstrou o papel fundamental das políticas de fomento à pesquisa no desenvolvimento acadêmico", contou Saionara.
O intercâmbio acadêmico entre Brasil e Portugal evidencia a importância da cooperação científica para a qualificação da pesquisa e da formação docente, trazendo impactos positivos para o desenvolvimento das políticas educacionais em ambos os países.