Notícias
Integração
Estudantes do Programa Partiu IF participam da Semana do Saber-Fazer-Saber
Estudantes do Programa Partiu IF do Campus Campos Guarus participaram da programação da Semana do Saber-Fazer-Saber, realizada no IFFluminense Campus Campos Centro. Durante a visitação, realizada no dia 5 de setembro, os estudantes puderam participar de atividades culturais, visitar trabalhos acadêmicos, oficinas e rodas de conversa, fortalecendo a integração com a comunidade acadêmica do IFF e ampliando seus horizontes educacionais.
O Programa Partiu IF, iniciativa do Ministério da Educação (MEC), é um cursinho preparatório voltado para estudantes do 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é a recuperação de aprendizagens e a ampliação das oportunidades de acesso ao Ensino Médio Técnico e Profissional ofertado pela rede federal.
Durante o curso, os jovens têm acesso a aulas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza, além de acompanhamento pedagógico, orientação acadêmica e atividades suplementares. “A participação dos nossos estudantes na Semana do Saber-Fazer-Saber representa mais do que uma atividade acadêmica, é um momento de descoberta e de pertencimento. O Programa Partiu IF é um convite para que esses jovens, vindos das escolas públicas municipais, possam acreditar no seu potencial e visualizar novos caminhos de formação no Ensino Médio Técnico e Profissional. Nosso compromisso, enquanto instituição pública, é oferecer não apenas conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, mas também acompanhamento, apoio e esperança de um futuro diferente. Ver nossos alunos inseridos neste espaço é a prova de que investir em políticas educacionais inclusivas faz toda a diferença na vida de quem mais precisa", explicou a pedagoga do programa, Saionara Rosa da Cruz.
A presença dos alunos na Semana do Saber-Fazer-Saber reforça a importância da integração entre a educação básica e a rede federal, contribuindo para a democratização do acesso e para a valorização da escola pública como espaço de transformação social.“Foi muito importante, porque pude aprender mais, conhecer o IFF e acreditar que posso continuar meus estudos no ensino técnico e superior”, destacou a estudante Thalyta da Silva, da turma do Partiu IF Guarus.