CAMPUS CAMPOS GUARUS

Notícias

Transformação Social

IFF Guarus apresenta projetos de extensão na 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica

por Comunicação Social do IFF Guarus publicado 13/10/2025 14h04, última modificação 16/10/2025 17h42
Estudantes bolsistas assumem o protagonismo representando o IFF em Brasília, com iniciativas voltadas à sustentabilidade e à inovação tecnológica.
IFF Guarus apresenta projetos de extensão na 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica

 O Instituto Federal Fluminense (IFF) campus Campos Guarus participou da 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT), realizada em Brasília, com a apresentação de dois projetos de extensão e participação de estudantes bolsistas. 

 Um dos trabalhos apresentados foi o projeto “Circuito Verde: Ressignificando o E-Lixo", coordenado pelo professor Luiz Fernando Rosa Mendes e representado pela aluna bolsista Aline Maia de Assis, do curso de Engenharia Ambiental. A iniciativa promove a conscientização sobre o descarte correto de resíduos eletrônicos e a reutilização de materiais.

 Segundo o professor Luiz Fernando, a nova fase do projeto traz uma abordagem voltada ao artesanato criativo, utilizando plástico e vidro que não possuem valor comercial dentro do lixo eletrônico. “Estamos trabalhando com a ideia de transformar o que antes era rejeito em peças artesanais, valorizando a criatividade, o reaproveitamento e a sustentabilidade.”

 O outro projeto apresentado foi o “Sistema Wireless de Mensuração dos Tempos de Corrida do Atletismo em Manifestações Sequenciais”, coordenado pelo professor Pedro Sarmet, com a participação do doutorando Caio Garcez(UnB) e apresentado pelo aluno bolsista Miquéias Nunes, do curso Técnico em Automação Industrial e estudante de Engenharia de Controle e Automação Industrial pelo IFF Campos Centro.

 De acordo com o professor Pedro Sarmet, o protótipo desenvolvido no campus despertou o interesse dos participantes do evento. “O equipamento chamou atenção pelo design, concebido e construído dentro da instituição, refletindo o potencial criativo e técnico do projeto e dos nossos estudantes.”

 "Foi muito gratificante e desafiador participar do evento. Eu tive a oportunidade de conhecer dezenas de projetos de outros IFs e ver aquele grade espaço de troca e aprendizado. Foi a primeira vez que andei de avião também. Pensei até em desistir, porque tinha muito medo, mas venci e fui. Estou no projeto desde março e desenvolvi habilidades que eu nunca poderia imaginar ter, como oratória, por exemplo", brinca Aline, em sua primeira viagem podendo representar o IFF Guarus e reforçando o papel da transformação social na vida dos estudantes.