Notícias
Parceria
IFF Guarus e Faculdade de Medicina de Campos discutem ações conjuntas nas áreas de ensino, pesquisa e saúde
O Instituto Federal Fluminense (IFF) – Campus Campos Guarus e a Faculdade de Medicina de Campos (FMC) realizaram, na última terça-feira, dia 08 de julho, uma reunião com o objetivo de aprofundar as possibilidades de parceria entre as instituições, a partir do protocolo de intenções firmado entre o IFF e a Fundação Benedito Pereira Nunes, mantenedora da FMC.
Participaram do encontro, a Diretora-geral do Campus Campos Guarus, Daniela Balduino, o Diretor de Ensino, Jonathan Velasco, o Diretor de Assuntos Estudantis, Tiago Tadeu, a coordenadora do curso técnico em Enfermagem Neila Faber, o coordenador do curso de Bacharelado em Enfermagem, Heleno Proveti, a chefe de Gabinete do IFFluminense, Adriana Lima, o Diretor-geral da Faculdade de Medicina de Campos (FMC), professor Edilbert Pellegrini, o coordenador do curso de Farmácia da FMC, Carlos Eduardo Faria e o diretor do CSEC, Leonardo Muniz,
Durante o encontro, foram discutidas diversas ações voltadas ao fortalecimento do ensino, da pesquisa, da extensão e da cooperação interinstitucional, com destaque para os seguintes encaminhamentos:
Acordo de Cooperação Técnica – Será elaborado um acordo de cooperação para viabilizar a realização de estágios curriculares dos estudantes dos cursos de Enfermagem e Farmácia do Campus Guarus no Hospital Escola Álvaro Alvim, vinculado à FMC.
Visita Técnica ao Hospital Álvaro Alvim – Coordenadores e equipes pedagógicas dos cursos de Enfermagem e Farmácia realizarão uma visita técnica à unidade hospitalar, com o objetivo de conhecer sua estrutura física e fluxos operacionais.
Estudo para Implantação de Ambulatório – A possibilidade da FMC disponibilizar um médico para atuação em ambulatório no IFF Guarus. A proposta será avaliada em conjunto, considerando aspectos estruturais e a necessidade de um Agente Comunitário de Saúde no campus.
Uso Compartilhado do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) – Foi proposta a construção de um acordo interinstitucional para uso compartilhado do CEP, permitindo a submissão de projetos de pesquisa por pesquisadores de ambas as instituições. A iniciativa poderá ser estendida a outras instituições da região.
Agenda Científica Conjunta – Está prevista para o dia 10 de setembro a realização de uma agenda científica integrada, com palestras e seminários ministrados por docentes e estudantes das duas instituições, além da apresentação de boas práticas pedagógicas na área da saúde.
Eixo Temático: Saúde Mental e Neurodiversidade – A programação da agenda científica deve incluir debates e experiências sobre a saúde mental de estudantes e profissionais, bem como o acolhimento de alunos com neurodivergências. O IFF apresentará suas estratégias e ações voltadas à inclusão e ao suporte de estudantes com deficiência e/ou transtornos do neurodesenvolvimento.
"A reunião reforça o compromisso do IFF Guarus com o fortalecimento de parcerias institucionais que promovam a formação integral dos estudantes e o desenvolvimento regional por meio da ciência, da saúde e da educação pública de qualidade", explicou Daniela Balduino.