CAMPUS CAMPOS GUARUS

Notícias

Pegada Ecológica

IFF Guarus e Projeto Capivara promoverão Caminhada Ambiental

por Campus Campos Guarus com Comunicação Social da Reitoria publicado 12/05/2023 10h51, última modificação 15/05/2023 10h30
O evento será realizado no dia 03 de junho tendo como ponto de partida o campus Guarus.
IFF Guarus e Projeto Capivara promoverão Caminhada Ambiental

Caminhada em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (Arte: Programação Visual/IFF)

 O Projeto Capivara e o Instituto Federal Fluminense Campus Campos Guarus estão organizando uma "Caminhada Ambiental”, para o dia 03 de junho de 2023O projeto Capivara quer se juntar à comunidade externa e interna do IFF para debater as questões ambientais, com foco na bacia hidrográfica do baixo Paraíba do Sul: sua importância e ameaças. 

 De acordo com professor Milton Erthal Júnior, a caminhada pretende conscientizar as pessoas sobre questões ambientais. "O IFF Guarus e o Projeto Capivara não querem ficar de fora da comemoração do dia 05 de junho, uma data icônica para os amantes da natureza e aos críticos ao nosso modelo de desenvolvimento, atualmente marcado pelo consumo excessivo de recursos naturais, poluição exagerada e ameaças à biodiversidade. Trata-se do Dia Internacional do Meio Ambiente, uma data que tem como finalidade chamar a atenção de toda a sociedade para os impactos causados pelo homem no planeta. A nossa Pegada Ecológica!", conclui o engenheiro-agrônomo.

 O ponto de partida será o Campus Campos Guarus, localizado na Av. Souza Mota, 350, onde a concentração se inicia a partir das 7h, com previsão de saída às 7h45min. O trajeto será feito pela BR 101 e cruzará a ponte General Dutra em direção ao Cais da Coroa, localizado em frente ao hospital Ferreira Machado e a empresa Águas do Paraíba, às margens do rio Paraíba do Sul. O retorno está previsto para às 11h, com previsão de chegada no campus às 11h30min.

 Ao longo do trajeto de ida e volta temas específicos serão debatidos, como arborização urbana e biodiversidade, além de um momento de pausa para contemplação do Paraíba do Sul. A temática ambiental será debatida na teoria e na prática. No Cais da Coroa Grande haverá a coleta do lixo disposto irregularmente no local, o qual será separado e quantificado, e também serão debatidos aspectos sobre a pesca e a poluição do rio.

 O professor convida a todos para caminharem juntos. "Junte-se a comunidade acadêmica do IFF Guarus e ao Projeto Capivara e participe da conscientização socioambiental. Vamos juntos abraçar o Paraíba do Sul!", finaliza Milton.