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IFF Guarus inicia as Atividades Pegagógicas Não Presenciais (APNP) na próxima segunda-feira, dia 28 de setembro

por Campus Campos Guarus publicado 23/09/2020 00h00, última modificação 23/09/2020 15h39
Data foi definida como base de planejamento pela Diretoria de Ensino e Aprendizagem após uma série de reuniões. O novo calendário letivo será oficializado após aprovação pelo Conselho de Campus, no dia 25 de setembro.
IFF GUARUS INICIA AS ATIVIDADES PEGAGÓGICAS NÃO PRESENCIAIS (APNP) NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA, DIA 28 DE SETEMBRO

 As Atividades pedagógicas não presenciais (APNP) no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Guarus estão previstas para terem início na segunda-feira, dia 28 de setembro, para os cursos técnicos de nível médio e de graduação do campus. A data foi definida como base de planejamento pela Diretoria de Ensino e Aprendizagem após uma série de reuniões com as coordenações de cursos, os servidores técnico-administrativos e docentes e representantes estudantis.

 O novo calendário letivo será oficializado após aprovação pelo Conselho de Campus, que tem reunião prevista para o ocorrer no dia 25 de setembro. A Diretoria de Ensino e Aprendizagem promoveu nos dias 16, 17 e 18 de setembro Rodas de Conversa com os estudantes dos cursos técnicos de nível médio, com o objetivo de apresentar orientações, esclarecer dúvidas e ouvir sugestões.

 No novo calendário elaborado pelo IFF Guarus haverá uma reorganização dos horários das turmas, com os componentes curriculares distribuídos em dois ou três ciclos para os cursos técnicos de nível médio, sendo o primeiro previsto para ocorrer de 28 de setembro a 7 de novembro, o segundo de 9 de novembro a 18 de dezembro de 2020 e o terceiro de 8 de fevereiro a 19 de março de 2021. Em cada um dos ciclos será ofertado em média 5 componentes curriculares, que foram definidos pelos colegiados dos cursos, após análise curricular e verificação da possibilidade de oferta dos mesmos, e com o objetivo de não haver sobrecarga de conteúdos tanto para os estudantes quanto para os professores.

 Já os cursos de graduação, que são organizados de forma semestral, iniciarão as APNP no dia 28 de setembro, com oferta de disciplinas definida pelos seus colegiados em reuniões com os DCE’s.

 Segundo o diretor de Ensino e Aprendizagem do IFF Guarus, William dos Santos Inácio, a primeira semana de aulas será de acolhimento para os estudantes. Na semana de acolhimento realizaremos lives para estudantes e professores, reuniões informativas com os responsáveis pelos alunos dos cursos técnicos integrados regulares, apresentação do calendário letivo e ambientação dos estudantes nos AVA’s (ambiente virtual de aprendizagem) que serão utilizados”, explica do diretor.

 Na semana seguinte, ou seja, a partir do dia 05 de outubro terão início as aulas propriamente ditas, com possibilidade de atividades síncronas (ao vivo, com a participação dos alunos e professores por meio de plataformas digitais) e assíncronas (materiais de estudo, como textos e vídeos, disponibilizados previamente pelos professores e que poderão ser acessados pelo aluno a qualquer momento). O calendário prevê ainda, que a última semana de cada ciclo seja destinada à avaliação das APNP pelo corpo docente e a equipe pedagógica, além do resgate dos estudantes.

 

Diretrizes das atividades

As APNP serão utilizadas enquanto não for possível o retorno às aulas presenciais, em decorrência da excepcionalidade provocada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). As diretrizes para aplicação desse modelo de ensino no IFF foram construídas por representantes de todos os campi do Instituto, por meio de audiências, e podem ser acessadas AQUI.

 A Resolução que estabelece as diretrizes das APNP assegura ainda aos estudantes o direito de não participar desse modelo de ensino, mantendo sua matrícula ativa inclusive com a manutenção de bolsas e auxílios, ou de trancar sua matrícula e retomar os estudos posteriormente.

 Toda a carga horária executada na forma de APNP, em cada turma, será computada para o cumprimento do período letivo.

 

 São consideradas APNP as relativas:

  • À execução dos componentes curriculares;

  • À dependência;

  • À orientação de Trabalho de Conclusão de Curso;

  • À orientação de estágio curricular;

  • Às atividades de Pesquisa e Extensão;

  • A outras atividades de apoio ao Ensino, desde que sejam realizadas de forma não presencial.

 

 Ambiente Virtual de Aprendizagem:

 Para desenvolvimento e registro das APNP, os professores utilizarão o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) institucional Moodle, gerenciado pelo IFF, e o Google Sala de Aula.

 

 Acompanhamento:

 A Coordenação de Curso, apoiada pela Comissão Local de Acompanhamento das APNP e equipe pedagógica/multidisciplinar, atuará na criação de protocolos para a mediação da relação família/instituição, objetivando a comunicação e o processo de aprendizagem, mantendo reuniões periódicas com os estudantes e/ou responsáveis para participação e ciência dos passos e planejamento da instituição. Caberá aos coordenadores de curso, equipe pedagógica e Diretoria de Ensino e Aprendizagem o acompanhamento do rendimento escolar de todos os estudantes, inclusive aqueles que possuem dependência (s), dando todo o suporte necessário ao corpo docente e discente.

 Avaliação dos estudantes:

 Não haverá uma semana específica destinada às avaliações, as atividades avaliativas devem ser realizadas de forma contínua, isto é, ao longo do processo de ensino e aprendizagem.

 

 Assistência Estudantil:

 Caberá à equipe multidisciplinar da CAE (coordenação de assistência estudantil) o acompanhamento da frequência e/ou participação dos estudantes nas APNP, bem como de sua saúde física e mental.

 

 Estudantes com necessidades educacionais especiais:

 Caberá ao Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNEE), juntamente com a Diretoria de Ensino e Aprendizagem, coordenações de cursos, corpo docente e demais setores do IFF, a disponibilização dos materiais didático-pedagógicos adaptados, equipamentos e softwares necessários, incluindo o acesso à internet, as adaptações/flexibilizações, apoio familiar, etc., de acordo com as especificidades de cada um.

 

Orientação e apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso:

 As atividades de orientação e apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso dos cursos de graduação devem ser mantidas de maneira não presencial, mediadas por recursos e tecnologias digitais de informação e comunicação, devendo obedecer às mesmas regras estabelecidas nos Programas e Cursos.

Orienta-se que as mesmas sejam retomadas a partir do dia 05 de outubro, a fim de possibilitar aos estudantes concluintes o término do curso.

 

 Pesquisa e Extensão:

 As atividades de Pesquisa e Extensão deverão ser conduzidas, quando possível, de forma remota, realizando a adequação dos planos de trabalho para atividades que não demandem atendimento presencial, tais como elaboração de relatórios, escrita de artigos científicos, análise de dados, revisão bibliográfica, entre outros. A Resolução nº 38/2020 recomenda que seja suspensa, pelos pesquisadores, a realização de reuniões e encontros presenciais, com seus estudantes bolsistas, substituindo-os por reuniões virtuais, utilizando-se das ferramentas digitais disponíveis.

 

 Avaliação e acompanhamento das APNP:

 

Além disso, a execução dos Planos de Ensino das APNP deverá ser avaliada, periodicamente, pela Comissão Local de Acompanhamento das APNP e pelos colegiados dos cursos em conjunto com a equipe pedagógica, com o objetivo de replanejar e aperfeiçoar as ações adotadas.

 

 Vigência das APNPs:

 A vigência da oferta das APNP será analisada em função da avaliação institucional e do contexto da pandemia. As medidas adotadas até o presente momento pelo IFF serão objeto de constante monitoramento e poderão ser reavaliadas a qualquer momento.