CAMPUS CAMPOS GUARUS

Notícias

STEAM

IFF Guarus representado no Encontro Nacional de Educação STEAM

por Comunicação Social Campus Campos Guarus publicado 08/09/2025 14h02, última modificação 11/09/2025 15h57
Campus foi representado pelo Diretor de Pesquisa, Extensão e Inovação, professor Rogério Avellar, em imersão que reuniu profissionais da educação de todo o país.
IFF Guarus participa do Encontro Nacional de Educação STEAM

 O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Guarus esteve representado no Encontro Nacional de Educação STEAM 2025, realizado entre os dias 1º e 5 de setembro, na Universidade de São Paulo (USP). O Diretor de Pesquisa, Extensão e Inovação, professor Rogério Avellar, foi um dos selecionados para participar da imersão, que reuniu educadores de todos os 27 estados brasileiros em atividades voltadas para a aprendizagem ativa em Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM).

 A programação contou com oficinas práticas, plenárias, apresentações de projetos premiados e cases de estudantes que desenvolveram projetos e criaram empresas, a partir de iniciativas educacionais. O encontro, organizado pelo Escritório USP, buscou capacitar os educadores como multiplicadores, fortalecendo redes de colaboração entre instituições de ensino e promovendo metodologias inovadoras para aplicação nas salas de aula.

 De acordo com Rogério Avellar, oi uma imersão prática, com oficinas mão na massa, criação de projetos, muito networking e a presença de representantes de todos os estados do país. "A experiência nos permitiu conectar com outras instituições, conhecer cases de sucesso e participar de plenárias inspiradoras. Já estamos planejando ações para o Campus Guarus, como cursos e capacitações gratuitas que irão beneficiar diretamente nossa comunidade acadêmica”, contou Rogério.

 A participação do campus no evento reforça o compromisso do IFF Guarus com a inovação pedagógica, a formação continuada dos servidores e o alinhamento às tendências internacionais de educação, que valorizam a integração entre teoria e prática e o protagonismo estudantil.