Notícias
Evento
IFF Guarus tem trabalhos premiados e destaque na XVII Mostra de Extensão
Estudantes e servidores participaram do evento apresentando seus projetos
O Instituto Federal Fluminense (IFF) campus Campos Guarus marcou presença na XVII Mostra de Extensão UENF, IFF, UFF e IX UFRRJ com a apresentação de trabalhos que evidenciam a diversidade e o impacto das ações extensionistas do campus. Nesta edição, o projeto coordenado pelo professor Adler Tatagiba, intitulado "Vem cantar com a gente no Asilo do Carmo: Experiências Musicais" foi premiado, em primeiro lugar, na área da Cultura.
Outros dois projetos receberam menções honrosas: na área da saúde, o projeto Cuidados com a pele na terceira idade: relato de experiência do Projeto Vitalidade, coordenado pelo professor João Victor Oliveira da Silva. E na área da Cultura, o projeto A criação da Orquestra de Flautas Barrocas do IFF Guarus, coordenado por Pedro Henrique de Azevedo Cesário Silva.
A XVII Mostra de Extensão da Uenf, IFF, UFF e IX da UFRRJ teve como tema central “Planeta Água — A cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, mesmo tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2025. O evento contou com cerca de 1500 inscritos e um total de 339 trabalhos. Pelo IFF, foram 108 trabalhos de extensão, sendo 13 do IFF Guarus, contando com a participação de estudantes, técnicos, professores e parceiros comunitários.
Trabalhos apresentados
Além dos premiados, compuseram a participação do campus os seguintes trabalhos:
-
Circuito Verde: Ressignificando o e-lixo;
-
Proteção em foco: saúde, vacinação e o combate à desinformação;
-
Busca ativa para promoção do acesso e permanência na EJA-EPT do IFF campus Guarus;
-
S.O.S Primeiros Socorros: Inovação que salva vidas;
-
Metabots: Aprendizagem significativa e divulgação da robótica;
-
IFFRUN: Corrida de rua;
- A criação da orquestra de flautas barrocas do IFF Guarus;
-
Zara;
-
Pomar dos Pets;
-
Extensão universitária em Enfermagem como estratégia para o fortalecimento da atenção básica;
-
Vem cantar com a gente no Asilo do Carmo: experienciações musicais;
-
Conhecendo a Engenharia Ambiental: divulgação do curso para alunos elegíveis ao Vestibular do IFF campus Campos Guarus.