CAMPUS CAMPOS GUARUS

Produção de indicadores de gestão em debate

por Comunicação Social da Reitoria publicado 09/06/2016 11h21, última modificação 23/06/2016 14h22
O 1º Encontro do Ciclo de Formação de Gestores, promovido pela Pró-reitoria de Ensino e aprendizagem, teve início na tarde desta quarta-feira, 08 de junho de 2016, no auditório Roberto Jorge de Faria, no campus Campos Guarus. O evento é direcionado para gestores do IFFluminense.
Foto 3 - Professora Érica Gallindo, do IFRN.

O evento, intitulado “IFFluminense em números: possibilidades de análise de indicadores de gestão”, segue até  sexta-feria, 10 de junho de 2016. Érica Gallindo, professora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN); Armênia Vieira, pedagoga do Instituto Federal do Ceará (IFCE); e Bruno Pontes, professor da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/Mec) compuseram a mesa de palestrantes convidados para discutir o tema.

No primeiro dia do Encontro, entre outros temas, Érica abordou a abertura de novos cursos nos IFs e a importância que os indicadores de permanência e êxito possuem para essas ofertas de oportunidades.

“Muitos cursos são abertos com base em percepções subjetivas e em interesses políticos, o que pode ocasionar, entre muitas consequências, a ausência de público. O uso de indicadores que mostrem as aspirações do mercado de trabalho formal, por exemplo, auxilia na construção de um perfil sólido de estudante para determinada oferta de estudo”, comenta a professora do IFRN.

Por meio da plataforma “IFCE em números”, que reúne estatísticas não só do Instituto que a nomeia, mas de todos os demais, a palestrante também exibiu estimativas de candidatos aos cursos técnicos e superiores, assim como a rede de educação das quais eles se originam, ou seja, se são estudantes oriundos da rede estadual, municipal ou privada de ensino.

Em seguida, a pedagoga Armênia exibiu o “Plano Estratégico Institucional para Permanência e Êxito dos Estudantes do IFCE”, comentando acerca das percepções e os desafios que envolvem o combate à evasão no IFCE. O professor Bruno, por sua vez, encerrou o evento com relatos de experiências sobre a formação do gestor na Setec/Mec.

A pró-reitora de Ensino e Aprendizagem, professora Christiane Menezes Rodrigues, liderou o Encontro, que, segundo ela, superou expectativas. “O objetivo inicial foi de que os palestrantes exibissem a plataforma utilizada para gerar indicadores, mas, além disso, houve uma troca enriquecedora de experiência, o que nos beneficia na consolidação dos nossos planos”, avalia.

O evento prossegue no decorrer da semana. Veja a programação completa AQUI.

Comunicação Social da Reitoria