CAMPUS CAMPOS GUARUS

Workshop

Núcleo de Pesquisa Operacional concretiza o Primeiro Workshop de PO do IFFluminense

por Comunicação Social da Reitoria publicado 14/06/2017 11h54, última modificação 14/06/2017 14h39
Workshop foi dedicado às abordagens em Programação Linear Inteira, Apoio Multicritério à Decisão e Metaheurísticas da Pesquisa Operacional.
I Workshop de Pesquisa Operacional do IFFluminense

O Campus Campos Guarus ofereceu um dia completo de programação voltada ao I Workshop de Pesquisa Operacional do Instituto Federal Fluminense, no dia 9 de junho, organizado pela Comissão, integrada por André Velasco, Frederico Galaxe, Milton Erthal, Evelyn Castro e Tatiane Monteiro, e pelo Núcleo de Pesquisa Operacional (NPO). Alunos do Ensino Técnico, Graduação e Mestrado participaram do evento, que contou com palestras e mesa-redonda.

A mesa de abertura foi composta pelo diretor-geral do campus, Christiano Leal, pelo diretor de Internacionalização e Inovação do IFF, Henrique da Hora, pelo professor Frederico Galaxe e pelo diretor de Pesquisa, Extensão e Inovação, Diego Santanna.

Em seguida, houve três palestras feitas pelos professores da Universidade Federal Fluminense (UFF), Eduardo Uchoa, Luiz Satoru Ochi e Helder Gomes Costa, sobre os temas “Algoritmos Exatos de Otimização usando Programação Linear Inteira”, “Problemas de Roteamento & Scheduling de uma frota de veículos: Métodos Eficientes de Solução” e “Apoio Multicritério à Decisão”.

Henrique da Hora, representando o reitor do IFFluminense, afirmou que o evento “é como se fosse um lançamento do NPO, que recentemente foi reativado na Câmara de Pesquisa. Então eu fico muito honrado pela oportunidade de estar aqui”. O diretor também destacou que o IFF "tem um Polo de Inovação Embrapii, com financiamento junto com empresas em todos os projetos assinados, todos eles com a participação de alunos do Ensino Técnico, das Graduações e dos Mestrados”.

Christiano Leal parabenizou “à Comissão Organizadora, em especial aos professores André Velasco, Frederico Galaxe e Milton Erthal pelo empenho nesse momento delicado que o país passa, acometendo toda a sociedade. É muito gratificante ter iniciativas como essa que partem dos servidores, com empenho e dedicação enorme para que o evento fosse realizado. E também é muito gratificante, do ponto de vista da gestão, observar, poder estar presente e prestigiar o resultado do trabalho intenso da Comissão Organizadora”.

Na parte da tarde, houve mostra de pôsteres e mesa-redonda sobre “Contribuições da Pesquisa Operacional em tempos de crise” composta por professores do Instituto e da Universidade Cândido Mendes (Ucam), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf).

“Foi um debate bem enriquecedor e elucidativo, que serviu para nos dar uma ideia sobre como está a situação da Pesquisa Operacional e alguns rumos que podemos tomar para permitir a continuação e o fortalecimento desse estudo, principalmente na nossa região. Acredito que o evento conseguiu cumprir o seu papel, que foi unir os diversos programas da área”, declara Frederico Galaxe, professor e líder do NPO.

A transmissão do evento encontra-se disponível no canal Multimídia IFF Guarus.