CAMPUS CAMPOS GUARUS

Projeto Capivara irá realizar plantio de Bosque no Asilo do Carmo

por Comunicação Social do Campus Campos Guarus publicado 30/05/2019 16h30, última modificação 03/06/2019 15h23
Plantio de 58 árvores frutíferas, que levarão o nome dos moradores do asilo, ocorrerá no dia 16 de junho de 2019, a partir das 9h.
Projeto Capivara realiza plantio no Asilo do Carmo

Projeto Capivara e estudantes realizam etapa de pré-plantio, no Asilo do Carmo

O Projeto Capivara, do Campus Campos Guarus, realizará, no dia 16 de junho, a criação do "Bosque Asilo do Carmo",  em Campos dos Goytacazes, com a proposta de plantar 58 árvores frutíferas referentes ao número de idosos que moram no Asilo. Uma carreata sairá, às 9h, do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em direção ao local do plantio.

De acordo com o pesquisador ambiental do projeto, Cléber Fiuza, "a ideia é que os idosos ou alguém de sua família/representante esteja presente no evento para plantar a árvore com o nome do morador do Asilo do Carmo", afirma, acrescentando que uma etapa de pré-plantio já foi realizada no asilo com o professor do Campus Guarus, Gilmar Costa, que levou sua turma da disciplina de Pedologia para uma aula prática de diagnóstico e análise do solo.

A ação, que será realizada por alunos dos Cursos Técnico em Meio Ambiente e de Engenharia Ambiental do campus, acontece no mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho). “É necessário que todos reflitam sobre a temática ambiental e o Projeto Capivara aproveita essas datas específicas e a integração das aulas teóricas e práticas para potencializar o desenvolvimento de práticas ambientais reais que são realizadas o ano todo”, destaca Cléber.

Saiba mais: o Capivara, que faz parte dos projetos de Pesquisa e Extensão do IFF Guarus iniciou suas atividades em junho de 2014 com diversas ações de educação ambiental, como palestras, exposições, dinâmicas, plantios, caminhadas ambientais e gestão dos resíduos sólidos. Atualmente, o projeto conta com uma equipe multidisciplinar composta por: pedagoga, biólogos, engenheiros, técnicos e outros participantes voluntários, que simpatizam com a proposta ambiental.

O Projeto visa entender os principais impactos ambientais existentes na bacia hidrográfica do baixo Paraíba do Sul e buscar soluções para a mitigação e prevenção de ações indesejáveis ao meio ambiente. Um de seus objetivos é promover o reflorestamento de áreas localizadas ao longo do rio Paraíba do Sul e realizar palestras e dias de campo para disseminar conhecimento sobre Educação Ambiental. Orientador do projeto, o professor Milton Erthal complementa que "o Capivara é fruto do empenho do Campus Guarus e uma iniciativa dos alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente, na modalidade Proeja”.

Confira, abaixo, a programação do Projeto Capivara no mês de junho:

04/06  - Palestra no IFF Guarus, das 8h às 12h;

05/06 - Feirinha da Sustentabilidade, em São Francisco do Itabapoana, das 6h às 18h;

08/06 - Abertura e adubação dos berços, no Asilo do Carmo, às 6h;

15/06 - Aplicação do hidrogel, no Asilo, às 6h;

16/06 - Plantio do Bosque Asilo do Carmo, a partir das 9h.