CAMPUS CAMPOS GUARUS

Notícias

Pesquisa

Projeto é selecionado para o estudo de Políticas públicas de promoção da igualdade racial no subdistrito de Guarus

por Ascom IFF Guarus publicado 22/11/2024 17h00, última modificação 28/11/2024 10h03
Projeto Redes Antirracistas é uma iniciativa do Ministério da igualdade Racial, em parceira com a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos.

 O Campus Campos Guarus do Instituto Federal Fluminense vem cumprindo o papel de transformar a realidade do seu entorno, por meio de estudos e proposições de políticas públicas. Prova disto é o projeto, de autoria do professor Rodrigo Leonardo de Sousa, intitulado  "Do lado de lá",  aprovado em âmbito federal pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR), a Universidade de Brasília (UnB) e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (FINATEC). O projeto tem como objetivo analisar melhorias para o aperfeiçoamento de políticas públicas de promoção da igualdade no Subdistrito de Guarus.

 A proposta do projeto é analisar os conceitos de estigma, estereótipo, racismo estrutural, e sobre como é residir no subdistrito de Guarus, visto de forma pejorativa como "do lado de lá". "A pesquisa será de viés qualitativo e quantitativo, onde estaremos analisando narrativas e memoriais dos nossos alunos e, ao final, visualizar probabilidades de políticas públicas para Guarus. Os projetos foram divididos em ensino, pesquisa e extensão e, na classificação geral, ficamos na terceira colocação", comemora o professor Rodrigo".

 O Projeto REDES ANTIRRACISTAS DE IGUALDADE RACIAL tem como objeto a promoção de iniciativas antirracistas, por meio do fomento a ações de pesquisa com foco na proposição e aperfeiçoamento de políticas públicas de promoção da igualdade racial.