CAMPUS CAMPOS GUARUS

Projeto sobre Resíduos Sólidos é premiado em Evento Internacional

por Comunicação Social da Reitoria publicado 29/06/2018 11h52, última modificação 04/07/2018 12h25
Menção honrosa foi recebida no 9º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos, realizado de 13 a 15 de junho de 2018, em Porto Alegre -RS.
Projeto sobre Resíduos Sólidos é premiado em Evento Internacional

O artigo com o título “Impacto ambiental causado pelo descarte de óleo: estudo do destino que é dado para o óleo de cozinha usado pelos moradores de um condomínio residencial em Campos dos Goytacazes- RJ”, de autoria dos estudantes Lívia Pita Corrêa, Vitor Nunes Guimarães, Laíne Ignácio Hespanhol, foi apresentado pela Lívia, estudante de Engenharia Ambiental do Campus Campos Guarus, no 9º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos, sob orientação do professor Jonathan Velasco da Silva, no qual recebeu menção honrosa no evento.

O trabalho é uma vertente da pesquisa do professor, que vem defendendo o uso dos resíduos sólidos urbanos para geração de energia elétrica por meio da incineração controlada, um processo de geração de energia que pode entrar na matriz elétrica brasileira como uma fonte alternativa e ainda ajudar o gerenciamento de resíduos sólidos das cidades.

Segundo o professor Jonathan, durante as pesquisas foi percebido que o óleo de cozinha não tem tido um descarte correto causando grandes impactos ao meio ambiente. "Assim, mesmo que não aproveitado diretamente na geração de energia elétrica, investigamos sobre como tem sido este descarte em Campos dos Goytacazes, tomando como referência um condomínio residencial vertical da cidade”.

De acordo com a aluna Lívia, os resultados da pesquisa apontam que, apenas no condomínio pesquisado, os cálculos indicam uma contaminação média de 145 mil litros de água por mês, volume esse comparado ao consumo de água por uma pessoa em um período de 2,03 anos. "O Trabalho agora será encaminhado para publicação em uma revista científica da UFTPR", contou Lívia.