CAMPUS CAMPOS GUARUS

Educação Ambiental

Projetos Capivara e Zara marcam presença na Semana do Meio Ambiente

por Comunicação Social do Campus Campos Guarus publicado 10/06/2022 12h47, última modificação 13/06/2022 12h48
Os projetos receberam a visita de estudantes da rede municipal e estadual durante o evento no IFF Guarus.
Projetos Capivara e Zara participaram da Semana do Meio Ambiente

Alunos plantam mudas de ipês. (Adaptado: Programação Visual/IFF)

Na última semana, muitas foram as atividades em comemoração à Semana do Meio Ambiente. Em particular, na quarta-feira, dia 08/06, no Campus Campos Guarus do IFFluminense, aconteceu uma manhã especial de atividades, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Campos dos Goytacazes e com a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio tiveram a oportunidade de conhecer dois projetos que articulam o ensino a pesquisa e a extensão: o Projeto Zara e o Projeto Capivara.

Os responsáveis pelos projetos receberam os estudantes e juntos com seus bolsistas promoveram atividades correlatas às suas ações. A manhã finalizou com uma conversa com o diretor de Pesquisa e Extensão do campus, Thiago Nunes, apresentando um pouco dos cursos oferecidos e sobre os processos seletivos dos estudantes. Após o plantio de Ipês, doados pelo campus Bom Jesus de Itabapoana, um lanche no novo refeitório do IFF Guarus encerrou a manhã.

A articulação promovida pela Pro-reitoria de Extensão, Cultura, Esporte e Diversidade interligaram o IFF e as instituições parceiras para as reflexões necessárias sobre uma temática tão importante.

Sobre os projetos:

O Projeto Zara, que vem do hebraico semear e jogar semente, é coordenado pela administradora Raquel Carneiro. Segundo Raquel, o projeto surgiu em um acaso, pela localização de sua sala no campus. Alguns entulhos de obras foram acomodados no que viria a ser o espaço da horta. O incomodo pela situação gerou a mobilização pela limpeza e melhor aproveitamento do espaço. Da horta, veio o pomar (reforçando um ambiente onde antes já haviam espécies da Mata Atlântica) e em todo lugar os olhos de Raquel conseguem ver a beleza florescer. Sua paixão mais recente são as "onze horas", flores "baratinhas e resistentes" capazes de embelezar ainda mais os espaços do campus. O projeto é uma ação de extensão e conta com a colaboração de 20 estudantes voluntários e 3 estudantes bolsistas. O sucesso do projeto pode ser avaliado também pelo engajamento nas redes sociais - a página do Instagram do Projeto Zara conta com 924 seguidores em apenas um ano de existência.

O Projeto Capivara, sob a coordenação do professor Milton Erthal, criado em 2014 por estudantes do curso técnico Proeja em Meio Ambiente do IFFluminense Campus Campos Guarus, tem o objetivo de promover ações de educação ambiental e recuperação de áreas degradadas na bacia hidrográfica do baixo Paraíba do Sul, localizada no norte do estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma região com pouca cobertura florestal e alto nível de degradação ambiental. Nas áreas interioranas é notório o descumprimento do Novo Código Florestal brasileiro (Lei 12.651 de 2012) que regulamenta as Áreas de Preservação Permanente. Para o ano de 2022 o Projeto Capivara tem o objetivo de dar continuidade as ações de revegetação e realizar ações de educação ambiental, por meio de palestras, caminhadas guiadas e práticas de propagação de árvores nativas.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!