CAMPUS CAMPOS GUARUS

Congresso

Psicólogos do IFFluminense participam do XIII Conpe

por Comunicação Social da Reitoria publicado 17/10/2017 13h48, última modificação 17/10/2017 13h48
Congresso de caráter internacional contou com conferencistas renomados nas áreas de Psicologia Escolar e Educacional.
Psicólogos do IFFluminense participam do XIII Conpe

Psicólogos do Instituto Federal Fluminense (IFF) participaram do XIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional (Conpe) realizado de 27 a 30 de setembro de 2017, em Salvador - Bahia, nas dependências da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Nesta edição, o tema escolhido foi “Pela Democratização da Educação” que buscou ampliar o debate sobre a escola brasileira, as relações da Psicologia com a Educação Básica e Superior, destacando a necessidade da defesa da universalização do acesso à escolarização bem como a permanência com qualidade social.

Na ocasião, foi lançada coletânea "Práticas em Psicologia Escolar: do Ensino Técnico ao Superior", pelo professor Dr. Fauston Negreiros, do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), junto a professora Dra. Marilene Proença Rebello de Souza (USP). O trabalho conta com capítulos publicados por três psicólogas do IFF.

Emanuela Nunes Sodré, psicóloga do Campus Centro, escreveu o capítulo “Processos de escolarização, sofrimento psíquico e medicalização da vida”; Rhena Schuler, psicóloga do Campus Guarus, o capítulo “Permanência escolar: contribuições do trabalho da psicologia na Coordenação de Atendimento ao Educando”; e Viviane Oliveira Lopes de Souza, psicóloga do Campus Bom Jesus, publicou o capítulo “Um olhar da psicologia sobre a relação entre trabalho precário e sofrimento psíquico dos trabalhadores de uma Instituição Federal de Ensino”.

Segundo as servidoras, tal projeto se coloca de fundamental importância devido à escassez de produções na área. “Essa produção estava sendo muito esperada, pois de fato não existe muito material produzido sobre as práticas da psicologia escolar e educacional nos Institutos e Universidades Federais. Esse material contribuirá muito para dar visibilidade ao que vem sendo feito pela psicologia em tais instituições, além de contribuir para ampliação do conhecimento na área”, afirma Rhena.

Além da publicação de artigos nessa coletânea de livros, servidores do IFF também apresentaram trabalhos científicos sobre o Instituto: Rhena e Emanuela falaram sobre as ações desenvolvidas pela psicologia na assistência estudantil com o trabalho intitulado “Experiências da Psicologia no Programa de Acompanhamento de Estudantes do IFF”. Emanuela também apresentou um trabalho chamado “É Possível Mudar as Organizações de Ensino? Dúvidas e Experimentações: O Vivido no IFF Campus Campos Centro”. Já o psicólogo do Campus Macaé, Marcelo Quirino, apresentou um banner intitulado “A Experiência Política dos Representantes de Alunos no Instituto Federal Fluminense”, e terá um capítulo publicado na próxima edição da coletânea.

“A participação dos psicólogos do IFFluminense nesse evento é de fundamental importância, pois esse se constitui como uma oportunidade de troca de conhecimentos e divulgação das práticas da psicologia desenvolvidas nos diversos campi do Instituto. Também tivemos oportunidade de nos reunir com psicólogos de vários institutos do Brasil”, completa Rhena.