CAMPUS CAMPOS GUARUS

Notícias

XVI Mostra de Extensão

Trabalhos do IFF Guarus são premiados na XVI Mostra de Extensão

por Ascom IFF Guarus publicado 24/10/2024 18h10, última modificação 05/11/2024 14h56
Evento aconteceu no Centro de Convenções da UENF, de 21 a 24 de outubro.
Trabalhos do IFF Guarus são premiados na XVI Mostra de Extensão

O Orientador Luis Fernando Mendes, do Circuito Verde, com os bolsistas do projeto.

Estudantes e servidores que participaram de projetos desenvolvidos no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Guarus apresentaram seus trabalhos na XVI Mostra de Extensão Uenf, UFF, IFF e VIII UFRRJ, que aconteceu no Centro de Convenções da Uenf, em Campos dos Goytacazes, no período de 21 a 24 de outubro.

 Na Mostra, foram apresentados os seguintes projetos do Campus Campos Guarus:

 - Projeto Vitalidade - Orientador: Joao Victor de Oliveira da Silva; 

 - Projeto Circuito Verde: ressignificando o e-lixo - Orientador: Luiz Fernando Rosa Mendes;

 - Projeto IFFRUN - Orientador: Diego da Silva Sales;

 - Projeto Astronomia na escola: A robótica como auxílio de professores do ensino fundamental  - Orientador: Diego da Silva Sales;

 - Projeto: Projeto CantARTE  - Orientadora: Elisabeth Soares da Rocha.

Premiação

Entre os trabalhos premiados, destaque para o IFF Guarus, nas áreas de Meio Ambiente e Saúde:

1º Lugar Meio Ambiente - Circuito Verde: ressignificando o e-lixo 

2º Lugar Saúde: Projeto Vitalidade: Fortalecimento de vínculos sociais e grupo de idosos

"Esse reconhecimento é muito mais do que um prêmio, representa a valorização de iniciativas que promovem o cuidar, o bem estar e o fortalecimento de laços sociais na terceira idade em nossa comunidade. O Projeto Vitalidade nasceu de um desejo de proporcionar um espaço de acolhimento e de desenvolvimento do bem estar físico, mental e social dos idosos, com ações que estimulam o corpo e a mente. As atividades desenvolvidas são pensadas para promover a autoestima, a participação ativa e a importância de cada um na sociedade. Agradecemos esse reconhecimento e a reafirmação da importância que esse trabalho tem para nossa comunidade e nós motivam a ir além e continuar a expandir nossas ações", comemorou o orientador do Projeto vitalidade, professor João Victor de Oliveira.

O projeto Circuito Verde, que faz coleta e descarte adequado do lixo eletrônico do IFF Guarus, promove a educação ambiental na unidade. O orientador trabalha com três bolsistas voluntários e com a parceria da empresa Caparaó Reciclagem, que recebe o lixo após a seleção e a desmontagem. Outro parceiro do projeto é a Reserva Caruara, onde são realizadas ações mensais de educação ambiental. O projeto teve início em abril deste ano e até hoje já foram coletados mais de meia tonelada de lixo eletrônico.

"É possível pensar que há soluções para o descarte adequado do lixo eletrônico e que esse pode ser um modelo de negócio para os nossos alunos da área ambiental. Estamos recebendo convites para participar de vários eventos e essa premiação na Mostra de Extensão é mais um fruto do reconhecimento do nosso trabalho. Nosso objetivo é institucionalizar o Projeto Circuito Verde no âmbito do IFF", contou o orientador do projeto, professor Luis Fernando Mendes.