Notícias
CONEPE 2025
XII CONEPE reúne mais de 1.300 participantes no IFF Guarus e fortalece a integração entre ensino, pesquisa e extensão
O Instituto Federal Fluminense Campus Campos Guarus encerrou a 12ª edição do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEPE) com resultados marcantes e ampla participação da comunidade acadêmica e externa.
Realizado entre os dias 4 e 6 de novembro de 2025, o evento contou com mais de 1.600 participantes inscritos, consolidando-se como um dos maiores congressos do IFF. Foram 290 trabalhos submetidos, 36 apresentações de salas temáticas e projetos práticos, além de 21 minicursos e oficinas que abordaram temas variados.
O CONEPE também abriu espaço para o diálogo com a comunidade, recebendo 13 escolas de Campos e municípios vizinhos, totalizando mais de 400 estudantes visitantes. Uma oportunidade de aproximar o público externo da realidade e das produções desenvolvidas no campus. “Abrimos as portas para que todos conhecessem nosso espaço físico e o que produzimos aqui. Nossos alunos puderam apresentar aos pais e à comunidade o que realizam dentro do IFF. O evento contou com uma logística e infraestrutura pensadas e organizadas desde março, o que permitiu um resultado muito positivo”, destacou o Diretor de Pesquisa e Extensão do IFF Guarus, professor Rogério Avellar.
Segundo Rogério, o congresso também foi um espaço de networking e intercâmbio acadêmico, com a presença de avaliadores e pesquisadores de outras universidades, que participaram de projetos de pesquisa e extensão apresentados em formato oral e de banner. “A cada edição, criamos dinâmicas diferentes. Este ano, tivemos painéis de debate que aprofundaram recortes da temática principal, com especialistas de instituições parceiras, do setor produtivo e da área acadêmica. O feedback foi muito positivo”, completou Rogério.
Com o tema “Território, Água e Vida: Educar para Preservar”, o XII CONEPE reafirmou o compromisso do Instituto com a sustentabilidade e a educação transformadora. A programação contou também com apresentações culturais da Orquestra de Flautas Barrocas do IFF Guarus, Orquestra Jovem Mariuccia Iacovino, Coro e Camerata da Licenciatura, e o musical “Noite com Milton Nascimento”, além da participação especial do projeto “Orquestrando a Vida”, convidado do evento.
O congresso teve o apoio das instituições Ferroport, Sicoob Fluminense, Excelência Diagnóstico por Imagem, Original Cópias, RC Logística, Acesso Total e Fundação Pró-IFF, que foram essenciais para a realização do evento.
O CONEPE 2025 consolidou-se como um espaço de formação, partilha e inspiração, reforçando o papel do IFF Guarus como um território de ciência, cultura e transformação social.