CAMPUS MACAÉ

TopoEngenhariaEletrica.jpg

O curso de Engenharia Elétrica tem como objetivo formar profissionais habilitados para conceber, planejar, implementar, gerenciar e otimizar sistemas elétricos, com competências fundamentadas na legislação vigente e orientadas pelas demandas da sociedade e do mercado. O egresso estará preparado para atuar em diversas áreas, como geração, transmissão, distribuição e utilização de energia elétrica, automação industrial, sistemas de telecomunicações, eletrônica e eficiência energética, sempre comprometido com a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental.

O curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica do IFF Campus Macaé comporta um perfil dinâmico, integrando a teoria com a prática, em consonância com a legislação vigente e com as necessidades do mercado de trabalho. Através das relações entre ensino, pesquisa e extensão objetiva a formação do futuro profissional consciente também das relações entre a ciência, a tecnologia, a inovação e a sociedade. A busca da unidade entre teoria e prática e, consequentemente, a capacidade de intervir na realidade, constitui o eixo norteador do trabalho educativo que fundamenta o ensino, apontando para a concepção da aprendizagem através de três grandes núcleos de conhecimentos que são, ao mesmo tempo, distintos e complementares:

  • Um núcleo de conteúdos básicos com 1800 horas/aulas;
  • Um núcleo de conteúdos profissionalizantes com 1620 horas/aulas; e
  • Um núcleo de conteúdos específicos com 1200 horas/aulas.

Atendendo ao Art. 3º da RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 2, DE 24 DE ABRIL DE 2019, o curso de Engenharia Elétrica visa formar profissionais com visão holística e humanista, que sejam críticos, reflexivos, criativos, cooperativos e éticos, além de possuírem sólida formação técnica. O curso prepara os alunos para pesquisar, desenvolver e adaptar novas tecnologias, promovendo uma atuação inovadora e empreendedora. Os egressos deverão reconhecer as necessidades dos usuários, resolver problemas de Engenharia, na sua área de formação, de maneira criativa e adotar perspectivas multidisciplinares, considerando aspectos globais, políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e de segurança e saúde no trabalho, para garantir uma atuação responsável e sustentável na profissão. A partir daí, poderão participar em todas as fases do ciclo de vida de projetos de bens, serviços, sistemas e processos produtivos, considerando a inovação como pauta. E ainda, estarão aptos a participar de empreendimentos desde o planejamento até a gestão e manutenção, assegurando eficiência e sustentabilidade. Além disso, estarão capacitados a exercer um papel relevante na formação e atualização de futuros engenheiros e profissionais envolvidos no desenvolvimento de produtos e empreendimentos, promovendo o avanço tecnológico e a disseminação do conhecimento.

Dados_resumo-supNoturno.jpg

Conceito MEC

Nota 4.png

Conceito ENADE

nota 4 2023.jpeg


Links Úteis