CAMPUS
MACAÉ

O curso de Engenharia de Controle e Automação tem como objetivo formar engenheiros com habilidades e competências fundamentadas na legislação vigente, capacitados para atuar em diversas áreas dos sistemas produtivos. Esses profissionais estarão aptos a desenvolver, gerenciar, analisar e aperfeiçoar projetos tecnológicos no âmbito da Engenharia, propondo soluções inovadoras que considerem os impactos sociais e ambientais do emprego da tecnologia, com ênfase na sustentabilidade. Assim, o egresso contribuirá para a promoção do desenvolvimento regional na área de abrangência do Instituto Federal Fluminense (IFF), destacada pela concentração de empresas dos setores de óleo e gás, tanto onshore quanto offshore, empresas do segmento aeroportuário e organizações que oferecem soluções tecnológicas integradas em controle e automação, entre outras.
O curso de Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação do IFF Campus Macaé comporta um perfil dinâmico, integrando a teoria com a prática, em consonância com a legislação vigente e com as necessidades do mercado de trabalho. Através das relações entre ensino, pesquisa e extensão objetiva a formação do futuro profissional consciente também das relações entre a ciência, a tecnologia, a inovação e a sociedade. A busca da unidade entre teoria e prática e, consequentemente, a capacidade de intervir na realidade, constitui o eixo norteador do trabalho educativo que fundamenta o ensino, apontando para a concepção da aprendizagem através de três grandes núcleos de conhecimentos que são, ao mesmo tempo, distintos e complementares:
- Um núcleo de conteúdos básicos com 1800 horas/aulas;
- Um núcleo de conteúdos profissionalizantes com 1620 horas/aulas; e
- Um núcleo de conteúdos específicos com 1100 horas/aulas.
Atendendo ao Art. 3º da RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 2, DE 24 DE ABRIL DE 2019, o curso de Engenharia de Controle e Automação visa formar profissionais com visão holística e humanista, que sejam críticos, reflexivos, criativos, cooperativos e éticos, além de possuírem sólida formação técnica. O curso prepara os alunos para pesquisar, desenvolver e adaptar novas tecnologias, promovendo uma atuação inovadora e empreendedora. Os egressos deverão reconhecer as necessidades dos usuários, resolver problemas de Engenharia, na sua área de formação, de maneira criativa e adotar perspectivas multidisciplinares, considerando aspectos globais, políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e de segurança e saúde no trabalho, para garantir uma atuação responsável e sustentável na profissão. A partir daí, poderão participar em todas as fases do ciclo de vida de projetos de bens, serviços, sistemas e processos produtivos, considerando a inovação como pauta. E ainda, estarão aptos a participar de empreendimentos desde o planejamento até a gestão e manutenção, assegurando eficiência e sustentabilidade. Além disso, estarão capacitados a exercer um papel relevante na formação e atualização de futuros engenheiros e profissionais envolvidos no desenvolvimento de produtos e empreendimentos, promovendo o avanço tecnológico e a disseminação do conhecimento.

Conceito MEC

Conceito ENADE
